logo.gif (2326 bytes)

 Muro do apartheid de Sharon ameaça mais de cem mil palestinos

Mais de cem mil palestinos estão sendo ameaçados com a construção do muro do apartheid perpetrada pelo nazi Sharon. O muro, em construção, está projetado para ter quase dez metros de altura e se estender por centenas de quilômetros ao longo da fronteira de Israel com a Cisjordânia (território palestino ocupado por Israel desde 1967).

Durante a construção o muro já está afetando residências e terras agricultadas de milhares de palestinos e deve trazer prejuízos a outras dezenas de milhares se sua construção prosseguir.

A Autoridade Nacional Palestina condena o muro como uma tentativa de transformar o Estado Palestino em bantustões separados entre si e inviáveis economicamente a exemplo das terras onde ficavam retidos as populações negras discriminadas pelo apartheid sul-africano.

O muro é construido sobre terras assaltadas aos palestinos e anexa a Israel, contra todas as leis internacionais, partes de 5 cidades palestinas. Se concluído, pelo menos 50 mil palestinos ficarão do lado israelense e separados de seus territórios pelo muro, do acesso a suas terras, ao restante da sua própria cidade e das demais cidades palestinas e ainda por cima afastados cruelmente de seus parentes, amigos, vizinhos, escolas e locais de trabalho.

Redação

Voltar

Paginas: 1 2  3  4  5  6  7  8

 

  Converse com Editor