logo.gif (2326 bytes)

 Iris: é inócuo tentar criar emprego atacando as leis trabalhistas como fez FH 

A senadora Iris de Araújo (PMDB/GO) afirmou que não adianta tentar reduzir o emprego informal na economia restringindo os direitos trabalhistas, como fez o governo passado. “O fim da informalidade exige soluções complexas, como a redução da carga tributária para o empresariado, mais oportunidades de crédito, melhora na distribuição de renda no país e mais acesso à educação. Isso leva ao crescimento econômico”, assinalou em discurso na tribuna.

“As tentativas de atrair mais pessoas para o mercado formal de trabalho, flexibilizando-se as leis trabalhistas, são inócuas, porque atacam um mito equivocado de que a informalidade é resultado do alto custo trabalhista”, ressaltou Iris de Araújo. A senadora lembrou que as medidas adotadas por Fernando Henrique, “como a criação do banco de horas, dos contratos temporários e da jornada de trabalho parcial, não produziram os efeitos desejados”. “O problema da informalidade não está nos altos custos de contratação dos trabalhadores e, sim, na origem dos empregadores, pois estes são responsáveis por empreendimentos que têm uma estrutura menor, atuam em mercados mais competitivos e não têm acesso à tecnologia de ponta, o que não lhes dá condições de regularizar sua situação e contratar funcionários”, frisou.

Iris de Araújo defendeu as propostas do governo atual “quando se propõe a criar milhões de novos empregos formais, decorrentes de um novo modelo econômico que propiciaria queda nos custos de produção, reforma tributária e redução dos juros reais da economia”.

Redação

Voltar

Paginas: 1 2  3  4  5  6  7  8

 

|    Imprimir   |   Converse com Editor  |