logo.gif (2326 bytes)

Aeronáutica inaugura Túnel de Vento de Ensino e Pesquisa 

O presidente da Agência Espacial Brasileira, Luiz Bevilacqua, participou nesta quinta-feira da inauguração do Túnel de Vento de Ensino e Pesquisa do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), localizado no Laboratório de Engenharia Aeronáutica Prof. Kwei Lien Feng. Idealizado para integrar as instalações do Complexo de Túneis de Vento do Centro Técnico Aeroespacial (CTA), em São José dos Campos (SP), o novo equipamento vai contribuir para a reduzir os custos de operação e de implementação de novos experimentos na área de ensaios aerodinâmicos.

Fabricado a partir de parceria entre o ITA, a Fundação de Amparo à Pesquisa/ESP) e a EMBRAER), o novo Túnel de Vento faz parte de um projeto multi-institucional, do qual fazem parte os túneis de vento do CTA/Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e da USP/São Carlos.

O Túnel de Vento foi projetado para facilitar a implementação de montagens experimentais, permitindo a realização de ensaios aeronáuticos (perfis, asas, aeronaves, foguetes e subsistemas), ensaios de veículos rodoviários (automóveis, caminhões e ônibus), ensaios de edificações (prédios, pontes, torres, etc.), ensaios navais (navios, submarinos e plataformas marítimas) e ensaios de calibração de anemômetros de vento.

Redação

Voltar

Paginas: 1 2  3  4  5  6  7  8

 

Converse com Editor