logo.gif (2326 bytes)

Senador: “demarcação contínua da Raposa do Sol desrespeita o povo de Roraima, os índios e a Justiça”

O senador Augusto Botelho (PDT-RR) fez um pronunciamento na quarta-feira contra a demarcação contínua da reserva indígena Raposa do Sol, em Roraima. “O governo tem que respeitar a vontade do povo de Roraima, dos índios e também da Justiça, que já tomou decisões contra a demarcação contínua. Não somos contra a demarcação de reservas indígenas, mas é preciso respeitar o direito das pessoas que vivem há duas ou três gerações no local”, disse o senador.

O senador demonstrou os malefícios que a demarcação contínua irá trazer para a população local, para o país e, principalmente, para os índios que supostamente seriam os beneficiários da medida, mas que, segundo denunciou, estariam fadados à fome.

Augusto Botelho usou como exemplo a reserva São Marcos, em Roraima, decretada por Fernando Henrique em 1996, com uma área total de 800 mil hectares, e que jogou os índios na miséria com a saída dos agricultores da região que os empregavam. Para sobreviver, denunciou o senador, muitos hoje fazem contrabando de gasolina, fato que já levou 11 índios para a prisão.

O senador afirmou que a demarcação contínua da Raposa do Sol poderá acabar com a produção de arroz irrigado na região.   

Voltar

Paginas: 1 2  3  4  5  6  7  8

 

|    Imprimir   |   Converse com Editor  |