1 2 3 4 5 6 7 8|Índice| Biblioteca|Assinatura|Expediente|Cartas|Não tropece na Língua
Envie sua carta: horadopovo@horadopovo.com.br | hp@webcable.com.br


Franklin Roosevelt foi eleito à presidência dos EUA por quatro vezes consecutivas 

Thomas Jefferson e Benjamin Franklin instituíram, após a instauração dos Estados Unidos da América, a possibilidade do povo eleger seus governantes sem limitação no número de mandatos.

Foi somente após o governo Roosevelt, que dirigiu a nação por três  mandatos e foi eleito para um quarto, apoiado em ações sociais e econômicas que garantiram a melhoria das condições do povo – que tirara das agruras da depressão com o conhecido ‘New Deal’ – em detrimento de determinados privilégios para a casta que queria continuar arrancando o couro do mesmo povo.

Essa casta que conseguiu a seguir colocar um preposto seu, Eisenhower, no poder, limitou o número de mandatos a dois exatamente para evitar que o povo agisse novamente como fez com Roosevelt, elegendo um presidente por quantos mandatos achasse por bem, assim que encontrasse um novo dirigente à altura de seus anseios.

Entre os europeus, se destacaram os governantes alemães Konrad Adenauer e Helmut Kohl, por ocuparem a cadeira de primeiro-ministro por diversos mandatos (Adenauer ocupou a chefia de governo por quatro mandatos, permanecendo no comando da Alemanha de 1949 a 1963.

Já De Gaulle, depois de dirigir a França no governo provisório instaurado após a expulsão dos nazistas, voltou ao poder em 1958, quando inspirou a chamada Quinta República Francesa. De acordo com esta nova Constituição, governou o país de 1958 a 1969.

Voltar

Paginas: 1 2  3  4  5  6  7  8