1 2 3 4 5 6 7 8|Índice| Biblioteca|Assinatura|Expediente|Cartas|Não tropece na Língua
Envie sua carta: horadopovo@horadopovo.com.br | hp@webcable.com.br

Cartas

Envie sua carta:  horadopovo@horadopovo.com.br   hp@webcable.com.br

Escândalos de FHC

A história da corrupção no Brasil é conhecida desde mil e quinhentos, sempre presente em todos os governos, mas foi no governo FHC que parece ter extrapolado os limites. Indícios graves como casos do Sivam, privatizações, compra de votos, pasta rosa e outros de tanta gravidade que fizeram tudo e de tudo para que nada fosse apurado. O governo Lula, pela primeira vez no Brasil, intensificou o combate à corrupção, criando uma força terefa junto ao Ministério da Justiça que já levou milhares de pessoas à prisão. Mas contra ele parece que montaram uma central de boatos e mentiras como na Alemanha nazista, apoiados por uma mídia comprometida com os interesses de uma minoria, enquanto que pessoas desinformadas assistem e acreditam em tudo como se fosse verdade absoluta. Mas a verdade não depende de manipulação, de ingenuidade ou má fé, mas sim de conteúdo científico. Dentro desse ambiente de obscurantismo e trevas se comete coisas que parecem verdadeiras cenas de um teatro macabro: julga-se e condena-se sem uma única prova. Um exemplo é caso de José Dirceu, uma das mais importantes e sérias lideranças desse país, com mais 40 anos de história e luta em defesa do Brasil e do povo brasileiro. Mas chegará enfim o dia da besta, dia em que todas as bestas se juntarão, enfileiradas, e marcharão rumo a um tribunal. É o tribunal da história, onde todos serão julgados e condenados com veemência.

Francisco das Chagas Machado – São Paulo (SP)  

Brasileiro de garra

Com a chegada do Natal quero levar meus votos para um casal que vive em Passa Quatro, cidade no Sul de Minas. Trata-se de seu Castarino e dona Olga. Não os conheço pessoalmente, mas segundo me disseram amigos de militância petista que foram seus vizinhos naquela cidade, são pessoas simples e com as melhores qualidade morais e fraternais. Gostaria que esse casal da melhor idade soubesse o apreço que tenho pelo filho deles, um político com P maiúsculo, radical defensor da democracia. Julgado pelos politiqueiros de plantão, cassaram seu mandato, mas não sua dignidade. Cassaram seus direitos políticos, mas não seu pensamento e sua voz. Seu Castarino e dona Olga têm motivos de sobra para orgulharem-se do filho. José Dirceu é um brasileiro de garra.

Lair Estanislau Alves – Belo Horizonte (MG)  

Petróleo em Pernambuco

Quando Pernambuco era exatamente “virgem” em termos de exploração petrolífera, gestões políticas fizeram com que o Complexo Portuário de Suape, no litoral pernambucano, fosse escolhido para receber a refinaria de petróleo que a Petrobrás havia programado para o Nordeste brasileiro, vencendo uma ferrenha disputa contra diversos estados produtores de petróleo, a exemplo da Bahia, Sergipe, Rio Grande do Norte e Ceará. Agora, depois de confirmada a instalação da refinaria no Porto de Suape, estudos técnicos detectam fortes indícios de petróleo no litoral pernambucano.

Julio Ferreira – Recife (PE)  

Julgamento de Bush

Além da invasão criminosa ao Iraque, os EUA humilharam os árabes com torturas na prisão e ainda submetem o presidente Sadam a um julgamento, isso sem falar nas milhares de mortes de inocentes que a referida invasão ocasiona. Países soberanos não podem e nem devem sofrer ingerência externa de espécie alguma em seus problemas, sejam eles quais forem. Fica no ar uma pergunta: quem julgará o presidente norte americano George W. Bush?

Fernando Al-Egypto - Rio de Janeiro (RJ)  

Plano de dominação

Quando outorgaram a Israel o território  da Palestina, se lhes ofertou um território ao norte de África, que eles não aceitaram porque alegaram que queriam a “Terra Prometida”, na verdade um território como tampão do avanço dos países árabes com grandes reservas de petróleo. Ademais, a diáspora judéia está mandando a cada ano mais de 5 mil estudantes judeus a Israel para a reserva do exército, porque o plano de dominação hegemônica está em plena marcha. É como um quebra-cabeça, quando se junta as peças, fecha perfeitamente. É preciso desmascarar de uma vez para sempre o sionismo internacional.

Nidia Dias - Florianópolis (SC)

Voltar

Paginas: 1 2  3  4  5  6  7  8