1 2 3 4 5 6 7 8|Índice| Biblioteca|Assinatura|Expediente|Cartas|Não tropece na Língua
Envie sua carta: horadopovo@horadopovo.com.br | hp@webcable.com.br


IBGE registra redução no emprego industrial

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os dados da pesquisa industrial mensal que apontou queda 0,6% nos empregos da indústria no mês de novembro frente a outubro de 2005. Esta foi a segunda retração mensal consecutiva medida pelo IBGE e o terceiro mês de queda na comparação anual, uma vez que o nível de emprego industrial também teve redução (0,9%) em novembro de 2005 em comparação com o mesmo mês do ano anterior.

As demissões foram maiores que as contratações na comparação anual em dez dos quatorze locais e em doze das dezoito áreas de atividade. O Estado do Rio Grande do Sul foi o local onde o desemprego apresentou o maior aumento (-8,5%) na comparação de novembro de 2004 com novembro do ano passado.

De acordo com avaliação divulgada pelo Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI), a política de juros altos do Banco Central derrubou “um dos últimos índices positivos da economia real em 2005”. “De longe, no lado real da economia brasileira, o que ainda sustentava uma avaliação positiva para 2005 eram os bons números do aumento do emprego, seja o emprego urbano ou emprego industrial”, afirma o IEDI.

Ainda segundo o Instituto, “um desempenho contido, para não dizer estagnado do emprego industrial nos últimos meses, sugere que os impactos dos processos de redução das vendas industriais e de estancamento da evolução da produção da indústria já se traduzem em menor ritmo de contratações. Em um contexto de extrema rigidez na condução de política monetária, as expectativas empresariais sofreram os golpes do fraco ritmo de crescimento das vendas, da desaceleração do crédito e do pouco progresso no rendimento médio da população”.

Voltar

Paginas: 1 2  3  4  5  6  7  8