1 2 3 4 5 6 7 8|Índice| Biblioteca|Assinatura|Expediente|Cartas|Não tropece na Língua
Envie sua carta: horadopovo@horadopovo.com.br | hp@webcable.com.br

Cartas

Envie sua carta:  horadopovo@horadopovo.com.br   hp@webcable.com.br

Dúvida filosófica

Preciso que vocês me ajudem a resolver uma dúvida filosófica. Estive recentemente em uma palestra onde um funcionário graduado do Ministério da Cultura afirmou que “estamos assistindo o reencontro da Ética com a Estética, cindidas desde o começo da modernidade... no Hip-Hop” (sic!). Será que aqueles meninos de boné ao contrário, que ficam imitando os americanos, conseguiram assim, intuitivamente, resolver o problema sobre o qual Kant, Schiller, Schelling e Hegel, entre tantos outros, se debruçaram com tanto empenho, no qual gastaram rios de tinta e para o qual não encontraram resposta definitiva? Será que o que cimentará em definitivo a unidade da Ética com a Estética é esta mistura atabalhoada de rebeldia juvenil com tentativa de fazer arte esquecendo ds próprias raízes e adotando a estética do dominador? Ou será que o tal funcionário, apesar da bela retórica, entende tanto de filosofia quanto entende de cultura, ou seja, nada?

Manuela Canto - São Paulo (SP)

Nota da Redação: A leitora tem razão. É por essas e outras que o Minc e o BC são os estorvos do governo Lula.

Nacionalização na Bolívia I

Apesar de todo esse oba-oba em torno da nacionalização do gás boliviano, deve-se considerar que não se trata de um fato decidido às pressas, e pela vontade de uma única pessoa, Evo Morales. Em 18 de julho de 2004, o próprio povo boliviano decidiu em referendo, que o Estado recuperasse a propriedade de todos os hidrocarbonetos produzidos no país; a lei 3058, aprovada pelo Parlamento, estipulava em seu artigo 5º o prazo de 180 dias para que fossem assinados novos contratos, e que estes deveriam cumprir os requisitos constitucionais, que consideram os hidrocarbonetos bens inalienáveis e propriedade do povo e do Estado boliviano. Portanto, decisão popular verdadeira, e não “movimentos pró-cidadania” pela redução de impostos.

Humberto Amadeu Capellari – São Paulo (SP)

Nacionalização na Bolívia II

O presidente Lula agiu corretamente ao reconhecer a pobreza e os direitos do cidadão boliviano, acatando a nacionalização da exploração de gás na Bolívia, reconhecimento que deveria ser extensivo ao cidadão brasileiro. Toda essas críticas que o presidente vem recebendo não é por não defender os interesses brasileiros, e sim porque os industriais do país, sobretudo os paulistas, podem perder essa energia a preço de banana que sempre exploraram dos bolivianos. O presidente Lula não foi criticado tão veementemente quando por exemplo concedeu um mísero aumento para os aposentados. Devemos deixar a hipocrisia de lado.

Habib Saguiah Neto – Marataízes (ES) 

Pressões e adversidades

A decisão de Anthony Garotinho fazer greve de fome não é adequada para alguém que quer ser presidente da República. É sintoma de fraqueza; de quem não tem auto-controle e nem capacidade de absolver criticas, que não serão poucas caso se torne presidente. Já pensou se o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fosse fraco e apelasse para fazer greve de fome? Certamente já teria morrido pelas enxurradas de críticas e pressões que tem recebido. A atitude de fazer greve de fome prejudica e até pode descartar definitivamente a condição de disputar a uma eleição à presidente da República. Pelo conhecimento e fé que diz ter, deveria saber que a sabedoria e a paciência é o caminho da vitória. Lamento dizer que votei em Anthony Garotinho no primeiro turno da eleição passada.  As injustiças acontecem a toda hora e ninguém escapa disso. O presidente Lula é um exemplo de capacidade de superação. Ele enfrentou momentos que poucos resistiriam, mas superou. Infelizmente, Anthony Garotinho demonstra com essa atitude não ter espírito para suportar pressões e adversidades.

Paulo Hirano – Curitiba (PR) 

Primeiro tempo

Sinto muito, amigos, mas essa greve de fome de Garotinho não convence a ninguém. Após a Veja massacrar o presidente Lula com denúncias infundadas e de uma inconsistência atroz, Garotinho ficou atordoado com apenas meia dúzia de tabefes. Imaginem se suportaria ataques tão virulentos como o PT vem sofrendo! Entregaria o jogo no primeiro tempo.

Marcelo Henrz - correio eletrônico

Voltar

Paginas: 1 2  3  4  5  6  7  8