1 2 3 4 5 6 7 8|Índice| Biblioteca|Assinatura|Expediente|Cartas|Não tropece na Língua
Envie sua carta: horadopovo@horadopovo.com.br | hp@webcable.com.br


Mantega: “Entramos em uma nova fase onde o crescimento será vigoroso e com maior geração de empregos”

“Vai ser uma política econômica mais desenvolvimentista, mas vai ser uma continuação da política do primeiro governo dentro de uma nova fase. A primeira fase foi importante. Trouxe um equilíbrio ao país. Eliminou problemas que haviam sido herdados de uma gestão anterior. Portanto, agora entramos em uma nova fase onde o crescimento será mais intenso, mais vigoroso e com mais geração de empregos, que será a tônica do próximo governo”, ressaltou o ministro da Fazenda, Guido Mantega.

Para o ministro, a nova fase se dará com flexibilização da política monetária, isto é, com a redução das taxas de juros. “Você não precisa fazer uma política monetária tão rigorosa, porque não precisa baixar a inflação de 12,5% para 4,5%. Ela já baixou”, disse. “Com a vulnerabilidade externa, não podíamos botar o pé no acelerador. Agora, no segundo mandato, isso está favorável”.

Mantega avalia que as condições para um crescimento mais acelerado são “amplamente favoráveis”, já a partir de 2007. “Aí que nós vamos ver com clareza todas as características de um governo nacional e desenvolvimentista” com crescimento acima de 5% do Produto Interno Bruto (PIB) e mais geração de empregos.

O ministro da Fazenda afirmou ainda que é necessário que se retome a discussão sobre a reforma tributária 

Voltar

Paginas: 1 2  3  4  5  6  7  8