1 2 3 4 5 6 7 8|Índice| Biblioteca|Assinatura|Expediente|Cartas|Não tropece na Língua
Envie sua carta: horadopovo@horadopovo.com.br | hp@webcable.com.br


México: Multidão em Oaxaca exige fim da repressão e renúncia do governador da província Ulises Ruiz

Centenas de milhares de pessoas - num rio humano que ocupou cerca de três quilômetros de cumprimento - tomaram Oaxaca, cidade do sul do México, no domingo, dia 5, para exigir a renúncia do governador Ulises Ruiz e protestar pela presença das forças policiais federais que, de forma arbitrária e descontrolada, provocaram a morte de 7 pessoas, o desaparecimento de mais 30 e o ferimento de centenas, durante várias semanas de levante popular. “Ulises assassino. O povo te repudia”, “Queremos justiça”, diziam as faixas carregadas pela população.

Oaxaca, uma das regiões mais pobres do país, é palco de uma revolta que começou em 22 de maio passado com uma greve de professores, se estendeu a todos os setores da população, e desembocou na exigência da renúncia do governador do distrito. O povo rechaça a eleição fraudulenta do governo estadual, do mesmo modo que as irregularidades cometidas nas eleições presidenciais ocorridas em agosto último.

No dia 27 de outubro, houve um confronto que provocou 4 mortos – três manifestantes e um jornalista – por disparos a bala, revoltando ainda mais os moradores da região e todos os mexicanos.

“Não voltaremos a negociar com o governo de Fox até que pare a repressão e que renuncie o carniceiro Ruiz”, advertiu Roberto García Lucero, membro da coordenação da Assembléia popular dos Povos de Oaxaca, APPO, entidade que dirige a luta. 

Na conclusão da enorme marcha na praça de Santo Domingo, foi lido um documento exigindo do presidente Vicente Fox instalar uma mesa de ngociações que tenha como único objetivo encontrar uma saída política ao conflito no estado, que passa, insistiram, pela renúncia de Ulises Ruiz.

Voltar

Paginas: 1 2  3  4  5  6  7  8