1 2 3 4 5 6 7 8|Índice| Biblioteca|Assinatura|Expediente|Cartas|Não tropece na Língua
Envie sua carta: horadopovo@horadopovo.com.br | hp@webcable.com.br


Evo denuncia bancos pela lavagem de US$ 500 bi em dinheiro de drogas

“O tráfico de drogas em nível mundial mobiliza 500 bilhões de dólares por ano através dos bancos”,  afirmou o presidente da Bolívia, Evo Morales, pedindo aos senadores de seu país que aprovem leis para eliminar o sigilo bancário dos narcotraficantes.

Evo sugeriu também aos representantes diplomáticos acreditados na Bolívia a suspensão do sigilo bancário em todo o mundo e “acabar com os paraísos fiscais, onde circulam bilhões de dólares, recursos que provêm da ilegalidade. É muita hipocrisia pressionar dia e noite para reprimir os pequenos camponeses que plantam a folha da coca para uso medicinal e familiar, e que não ganham sequer para levar uma vida pobre, mas digna e conviver com a indulgência para com a especulação e o narcotráfico”.

Em ato que comemorou o vigésimo aniversário da Força Especial de Luta Contra o Narcotráfico na Bolívia, FELCN, o presidente assinalou que “não dá para entender que esse esquema ilegal dos paraísos fiscais, facilitado e armado por setores de governos de países do chamado ‘primeiro mundo’, movimente tanto dinheiro e que não haja instrumentos legais desde as Nações Unidas, desde os órgãos internacionais, para controlar como se financia o tráfico”.

“Nós, na Bolívia, não vamos dormir com esse barulho. Não vamos aceitar que joguem para cima de nosso povo a responsabilidade por esse crime”, acrescentou.

“O tráfico de drogas virou uma espécie de instrumento político de controle, de chantagem e de ‘recolonização’ dos países em vias de desenvolvimento”, advertiu Evo, chamando a comunidade internacional a enfrentar o problema.

Morales se referiu também à política de erradicação das plantações de coca que promove seu governo, de forma acordada e pacífica com os produtores da folha, sem a utilização de paramilitares nem da violência como fizeram governos anteriores.

Voltar

Paginas: 1 2  3  4  5  6  7  8

Edição
03/08/2007
1 2 3 4 5  6 7 8
 Índice
 Biblioteca

Especial

O Assassinato de Máximo Gorki

Cadernos:  1  -  2

Especial
Historia do PCUS

Cadernos: 1  -  2

Matérias Especiais
Cartas
Assinatura
Expediente