1 2 3 4 5 6 7 8|Índice| Biblioteca|Assinatura|Expediente|Cartas|Não tropece na Língua
Envie sua carta: horadopovo@horadopovo.com.br | hp@webcable.com.br


Buenos Aires: Daniel Filmus derrota ‘pesquisas’ e articula forças para o segundo turno

Em discurso de comemoração a sua ida para o segundo turno, o candidato à prefeitura de Buenos, Aires Daniel Filmus, afirmou: “vamos vencer no dia 24, porque a nossa candidatura é a candidatura do povo”.

Filmus, ex-ministro da Educação do governo Kirchner, obteve 24% dos votos, e contrariando as pesquisas e análises de “especialistas”, avançou ao segundo turno, que será realizado no próximo dia 24 de junho. O ex-professor enfrentará o candidato menemista da aliança Proposta Republicana, Mauricio Macri, que obteve 45%. O atual prefeito da capital argentina, Jorge Telerman, obteve 21%. Em quarto lugar ficou a candidatura de Patricia Walsh com 3%.

Metade do eleitorado se dividiu nas forças que se opõem a Macri, empresário que apoiou e lucrou com modelo submisso aos EUA que nos anos 90 arrasou a Argentina. “Vamos fazer o debate de modelo, de quem são os que impuseram a fome ao povo, os que marginalizaram, os que excluíram. Buenos Aires não será entregue à direita”, afirmou Filmus, que terá três semanas para virar a eleição e já busca alianças.

Em 2003, Macri disputou o segundo turno com o candidato Aníbal Ibarra, que venceu com o apoio do presidente argentino. Com o objetivo de desgastar o governo Kirchner, Ibarra foi derrubado do cargo em 2006 em um golpe articulado pelos vereadores do partido de Macri – o ex-prefeito foi acusado de ser responsável por um incêndio em uma casa noturna. Ibarra obteve uma grande votação no domingo, obtendo 15% dos votos para a eleição da Câmara legislativa da capital.

Atribui-se à gestão de Filmus no ministério da Educação, como o próprio Néstor Kirchner salientou recentemente, a solução dos graves problemas salariais dos professores das províncias, a construção de 700 novas escolas e o projeto de lei de reforma educacional, recém-aprovado.

Voltar

Paginas: 1 2  3  4  5  6  7  8

Edição
06/06/2007
1 2 3 4 5  6 7 8
 Índice
 Biblioteca

Especial

O Assassinato de Máximo Gorki

Cadernos:  1  -  2

Especial
Historia do PCUS

Cadernos: 1  -  2

Matérias Especiais
Cartas
Assinatura
Expediente