1 2 3 4 5 6 7 8|Índice| Biblioteca|Assinatura|Expediente|Cartas|Não tropece na Língua
Envie sua carta: horadopovo@horadopovo.com.br | hp@webcable.com.br


PSDB age na Câmara para abafar investigação da tragédia do Metrô

O PSDB está impedindo até a realização de uma simples audiência pública na Câmara dos Deputados para discutir as causas da tragédia do Metrô em São Paulo que provocou sete mortes, destruição de casas e uma enorme cratera na Linha 4. Os tucanos serristas atuam para barrar qualquer investigação do caso nas comissões da Câmara.

Segundo o jornal “O Globo”, o deputado tucano Carlos Sampaio (SP) agiu para impedir que a Comissão de Defesa do Consumidor faça uma audiência pública e aprove a criação de uma comissão externa para investigar o desmoronamento das obras da Linha 4, alegando “exploração política”. Uma outra proposta para investigar a obra do metrô foi apresentada na Comissão de Direitos Humanos sem sucesso.

Enquanto isso, os tucanos fazem um alarido para criar uma CPI do setor aéreo, cuja instalação foi suspensa pelo plenário da Câmara por 261 a 46, apelando até para o STF. Além disso, os tucanos e seus aliados estão obstruindo os trabalhos na Câmara, prejudicando a população e impedindo que leis de combate à violência sejam aprovadas.

A proposta de CPI da oposição não tem fato determinado, não tem prazo e nem o número de deputados, ferindo o regimento da Casa e a Constituição, segundo o relatório do deputado Colbert Martins (PMDB-BA) que acatou o requerimento do PT na Comissão de Constituição e Justiça apontando as ilegalidades da proposta.

“Na verdade, a tradição do PSDB é não aceitar ser investigado nunca, mas não perde a oportunidade de criar um palanque eleitoral quando se trata de apurar seus adversários”, afirmou o deputado Carlos Zarattini (PT-SP). O deputado petista informou que um requerimento de sua autoria, propondo audiência pública com o atual secretário municipal de transportes de São Paulo, José Luiz Portela, para que explicasse as causas do acidente e a situação das obras, ainda não foi votado na Comissão de Transportes. “No dia que o requerimento entrou na pauta, o PSDB e o PPS foram lá para obstruir e impedir a apreciação da proposta”, contou. 

Voltar

Paginas: 1 2  3  4  5  6  7  8

Edição
16/03/2007
1 2 3 4 5  6 7 8
 Índice
 Biblioteca

Especial

O Assassinato de Máximo Gorki

Cadernos:  1  -  2

Especial
Historia do PCUS

Cadernos: 1  -  2

Matérias Especiais
Cartas
Assinatura
Expediente