1 2 3 4 5 6 7 8|Índice| Biblioteca|Assinatura|Expediente|Cartas|Não tropece na Língua
Envie sua carta: horadopovo@horadopovo.com.br | hp@webcable.com.br



Promotoria acusa Scotland Yard:

“Morte de Jean Charles foi resultado de
incompetência e violação de norma policial”

A morte do brasileiro Jean Charles de Menezes por agentes da Scotland Yard foi resultado de erros da polícia, afirmou a promotora londrina, Clare Montgomery, na segunda-feira, dia 1º, durante o primeiro dia do julgamento da instituição policial pela Justiça britânica. “A morte foi resultado de erros fundamentais da polícia, que não implementou a operação planejada de maneira segura e razoável”, disse Montgomery.

Supostamente “caçando um terrorista”, a polícia inglesa executou em 22 de julho de 2005 com sete tiros na nuca, à queima-roupa, o jovem brasileiro Jean Charles de Menezes, natural de Minas Gerais e que vivia em Londres há três anos, trabalhando como eletricista. O assassinato, diante dos chocados passageiros, ocorreu dentro de um trem do metrô, na estação de Stockwell, no sul da capital inglesa.

Segundo a acusação, o corpo policial violou durante a operação a norma 1974, que obriga as forças de ordem a zelar pela integridade inclusive de quem não é seu funcionário.

Os familiares de Jean Charles de Menezes, que assistiram o primeiro dia de julgamento, criticaram novamente a decisão da justiça britânica de não processar individualmente os 15 policiais envolvidos na morte por falta de provas, se limitando apenas a processar a Scotland Yard por deixar em risco as normas de saúde e segurança. “Eles estão mentindo como já mentiram antes, queriam deixar o tempo passar para depois dizer que meu irmão era inocente. Agora eles estão admitindo o erro que fizeram, mas vão se proteger como puder, vão dizer que são inocentes”, disse o irmão de Jean, Giovani da Silva.
 

Voltar

Paginas: 1 2  3  4  5  6  7  8

Páginas desta edição 
1 2 3 4 5 6 7 8
Índice
 Biblioteca
1992 2000
1993 2001
1994 2002
1995 2003
1996 2004
1997 2005
1998 2006
1999 2007
Matérias Especiais
Vídeos
Cartas
Assinatura

Não tropece

na lingua

Caderno Especial

O assassinato de Máximo Gorki

1 2

Caderno Especial Historia do PCUS

1 2
Expediente