Audiência pública debate e supera entraves para construção de Angra 3

Audiência debateu estudos de impacto ambiental para dar prosseguimento ao programa nuclear brasileiro, que sofre ações jurídicas de opositores do projeto

Mais uma das barreiras burocráticas para o governo retomar a construção da Usina Nuclear de Angra 3 foi superada na sexta-feira (28) com a realização, na cidade de Ubatuba, da última das quatro audiências públicas marcadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para discutir o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto no Meio Ambiente (RIMA).

A construção de Angra 3 faz parte do Plano Decenal de Expansão de Energia Elétrica (2006/2015) do governo federal e prevê o acréscimo de 1.350 MW na capacidade instalada do país, o que representa um terço da energia consumida pelo estado do Rio de Janeiro. No entanto, a Eletronuclear, estatal responsável pela execução do projeto, corre contra o tempo para que o empreendimento seja concluído até o prazo estipulado (2013), sem prejuízos para o crescimento econômico do país. Para isso, as obras precisam iniciar ainda este ano.

TRÂMITES

Porém, assim como se observa em outros projetos do governo para acrescentar novos MegaWatts ao parque gerador brasileiro, a conclusão de Angra 3 esbarra nos trâmites burocráticos impostos pela legislação – alguns justos – e outros provocados pela ação jurídica dos opositores do programa nuclear brasileiro.

A realização destas audiências é um exemplo. Todas elas já haviam sido realizadas no ano passado nos municípios de Angra dos Reis, Paraty, Rio Claro e Rio de Janeiro. Além disso, a Eletronuclear promoveu outras 17 reuniões prévias. No total, mais de 3400 pessoas participaram destas atividades.

Não satisfeito, e atendendo a um lobby de grupos contrários a construção de Angra 3 – alguns deles com ligações externas – o Ministério Público Federal conseguiu uma liminar da 1ª Vara Federal de Angra dos Reis, obrigando a realização de uma nova rodada de audiências públicas para dar prosseguimento ao licenciamento ambiental do projeto, alegando que não foram observadas todas as formalidades legais na condução das audiências anteriores.


PARTICIPAÇÃO

A reunião ocorrida em Ubatuba contou com a intensa participação de entidades populares favoráveis à construção da usina, de autoridades ligadas a órgãos federais como o Ibama e Eletronuclear, de representantes do Ministério Público e da secretaria do Meio Ambiente de São Paulo e pessoas contrárias ao empreendimento, a maioria ligada ao Greenpeace. Entre os participantes da audiência estavam: Roberto Messias Franco, diretor de licenciamento ambiental do Ibama; Luiz Soares, diretor técnico da Eletronuclear; e representantes do Sindicato dos Metalúrgicos de Itatiba, CGTB, Instituto de Engenharia de São Paulo, CNAB, CMB, entre outros.

Durante a audiência foram debatidos os estudos de impacto ambiental da usina, seguido de amplo espaço para esclarecimentos e debates entre os representantes de entidades apoiadoras da construção de Angra e os de ONGs contrárias à energia nuclear.

As alegações dos órgãos contrários à ampliação da planta energética nuclear do país não são novas e se concentram, principalmente, no suposto dano ao meio ambiente que as usinas poderiam causar. Outro argumento é que o governo deveria investir em outras formas de geração de energia, em especial, a eólica, que utiliza o vento como força motriz. Uma integrante da ONG estrangeira Greenpeace resumiu que eles são contra a construção de Angra 3 “porque somos contra a energia nuclear, contra Angra 3 e contra o programa nuclear brasileiro”.

A repugnância da ONG estrangeira ao programa nuclear brasileiro foi ironizado pelo representante da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), Carlos Henrique Pereira, que indagou o motivo de tais grupos não condenarem de forma enfática os programas nucleares de países como os Estados Unidos, que priorizam a construção de bombas atômicas. Durante toda a audiência, uma faixa com a foto da moeda norte-americana e com a inscrição - “Greenpeace, paz verde: qual verde será esse” - foi segurada por participantes.

DESENVOLVIMENTO

O representante da CGTB afirmou ainda que a construção de Angra e de novas usinas em outras regiões do país é estratégica para o Brasil, pois estimula o desenvolvimento tecnológico, agrega novas fontes de energia ao parque nacional, possibilita a utilização da imensa reserva de urânio da qual o Brasil dispõe (a sexta maior reserva de urânio do mundo, estimada em 309 mil toneladas, suficiente para alimentar 32 usinas nucleares como Angra 3 durante toda sua vida útil) e é mais viável do que outras fontes alternativas, como a eólica e solar, que precisam de um grande espaço para a sua implantação.

Além disso, conforme apontou o presidente da Eletronuclear, Othon Pinheiro da Silva, em artigo sobre o esgotamento de locais com topografia adequada à construção de hidrelétricas com grandes reservatórios, “alguns ambientalistas bem intencionados, porém jejunos em planejamento elétrico e econômico, apresentam a energia solar e eólica como a grande solução para atender o crescimento da demanda. Esquecem-se os neófitos que estas formas de energia, de forma similar à hídrica, embora possam e devam contribuir para a produção, também ‘agravam’ o problema da estocagem”.

ELETRONUCLEAR

Esta também foi a preocupação dos técnicos da Eletronuclear, que buscaram demonstrar a importância da diversificação do parque energético brasileiro, que depende majoritariamente da energia hídrica, com 83% da eletricidade consumida no país advinda de hidrelétricas. Segundo eles, a energia nuclear se insere neste contexto e tornou-se uma alternativa entre as térmicas, uma vez que as termoelétricas convencionais, movidas com combustíveis fósseis, tornaram-se uma unanimidade (incluindo as ONGs) como fontes energéticas altamente poluentes e com custo semelhante às nucleares.

Mesmo não sendo novidade, os debates sobre a diversificação das fontes energéticas e a importância da energia nuclear para o país foram aprofundados após o apagão de 2001 e, recentemente, com o lançamento do PAC, que prevê um crescimento econômico mais acelerado do país. Para tanto, o governo federal estabeleceu metas para a construção de novas usinas, apostando na diversificação da planta para o fornecimento de energia não depender exclusivamente do ciclo de chuvas. Para sustentar um crescimento de 5,2%, o Brasil precisa acrescentar 5000 MW por ano na sua matriz energética.

HIDRELÉTRICAS

Embora mais barata, a energia hídrica enfrenta algumas barreiras como o esgotamento dos locais adequados para a implantação de grandes hidrelétricas. Os poucos que restam estão situados no Norte do país e devido ao terreno plano podem causar a inundação de grandes áreas, gerando prejuízos ambientais maiores e custos mais elevados para transmitir essa energia para os grandes centros. Segundo a Eletronuclear, Angra não enfrenta este problema, pois está situada a 220km de São Paulo, 130km do Rio de Janeiro e 350km de Belo Horizonte. Com isso, pode-se evitar a construção de extensas linhas de transmissão, e a conseqüente perda de energia na transmissão a longas distâncias aos maiores pólos de consumo.


Primeira Página

 

Página 2

Lula e Cabral iniciam construção do Complexo Petroquímico do Rio

Bittar adia apresentação de relatório e manobra para projeto não ir a plenário

Política industrial voltada a abastecer o mercado interno

Requião defende dobradinha PMDB/PT para as eleições municipais de outubro

Superávit primário em fevereiro bate recorde

“Só energia nova”, diz BNDES após negativa ao leilão da Cesp

Antônio Ermírio quer cobrança de IR para especulador estrangeiro

Página 3

Predadores da economia insistem em frear a produção e o consumo

Casa Civil repudia ilações da “Veja” e falso dossiê

Minoria quer reinar sobre maioria atacando as MPs

FH sabe que gastos com segurança são sigilosos

Líderes do PT não participam de encontro em BH que submete partido ao tucano Aécio

Aprovação do governo Lula é a melhor desde 2003

Para Nassif, dossiê é armação

Página 4

 

Concessionárias não viram pedra com mais de 15.000 toneladas  

Anúncio Apeoesp: Professores voltam às ruas na sexta, 4, e podem decidir greve

Seminário em S.Paulo debate terceirização e direitos no país

Petroleiros preparam mobilização por mais segurança no trabalho

Multidão festeja em Pequim a passagem da Tocha Olímpica

Djalma Santos, que jogador!

 

Página 5

 

Audiência pública debate e supera entraves para construção de Angra 3

Ministro anuncia que portos não podem ser privatizados

Zimba e a revolução cultural dos anos 40

 

Cartas

 

Página 6

Dalai Lama opera para CIA há mais de 50 anos

 Assad convoca unidade árabe contra ocupação da Palestina e do Iraque

 Abbas repele negociações com agressão militar e o assalto às terras dos palestinos

 Cuba leva a palestinos solidariedade dos Países Não Alinhados e exige retirada das tropas de ocupação

 Cristina Kirchner anuncia medidas de incentivo para o pequeno produtor rural

 Líder do PSUV diz que Sociedade Interamericana de Imprensa é parte do projeto hegemonista dos EUA

 Jornalistas realizam “Encontro contra o Terrorismo Midiático”

Página 7

Barack Obama diz que McCain seria ‘um 3º mandato de Bush’

Presidente dos Democratas quer fortalecer unidade para derrotar o continuísmo na Casa Branca

Mumia Abu Jamal consegue revogação da pena de morte

Ocupação de Bush sob cerco na Zona Verde

Família de Ingrid Betancourt responsabiliza Uribe por boicotar acordo e aumentar riscos para a refém

Washington: Bush é recebido por vaia de 40 mil em estádio

Página 8

Morte por dengue na cidade do Rio é 20 vezes maior do que a admitida pela OMS

Dilma, Simon e um conhecido blog

Paraisópolis inaugura sextas culturais na Banca do Futuro 

Temporão se reúne com centrais sindicais para debater alto índice de acidente nos locais de trabalho

Leia

BC quer elevar juros para ver se derruba popularidade de Lula

Veto federal a tarifas de escorcha derruba privatização da Cesp

S. Paulo unânime pede a suspensão do leilão da Cesp

Ações na Justiça pedem suspensão do leilão da Cesp

Berzoini quer Quércia como vice de Marta

Senado murcha a bola da oposição e volta a trabalhar

Bush veta lei que proíbe tortura de presos políticos

Privatização da CTEEP provoca apagão em SP

Lula desentoca o tatu: “oposição não aceita que pobre tenha vez”

Juiz que botou a mãe na zona lustra STF com sua sapiência

Juiz afronta o Direito e autoriza imprensa a difamar impunemente

Fidel: “Preparar Cuba para minha ausência é o meu maior dever”

Lula e trabalhadores unidos para manter Brasil no rumo certo

Dama do esgoto move processos para calar Nassif

Nova liminar susta a privatização da Cesp

Governo protocola a CPI e deixa oposição pendurada na tapioca

Brasil pagou em 2007 24,4 bi além da meta do superávit primário

Brasil tem recorde de remessa de lucros e investimento dos EUA

Lula tinha razões para comparar a reunião de ministros à Santa Ceia

Edgarzinho do bingo exuma censura para se vingar de Requião

Lula diz em Cuba que falta competência aos EUA para dar palpite sobre país dos outros

‘Corte só no superávit primário’, defendem as Centrais Sindicais

1 ano de impunidade!

Planejamento cogita excluir R$ 14 bilhões do superávit primário

Anatel dá de presente a 3G para monopólio da Telefónica e AT&T

Lula e Bachelet levam apoio a Evo e aprovam o corredor bioceânico

Projeto quer ampliar “conteúdo nacional” entregando TVs para os capitais externos

Banco do Sul: marco de novo salto para a libertação continental

Discurso de Renan arrasa impostura e convence plenário

Chávez aconselha a oposição a valorizar vitória e retornar ao leito da democracia

Mercadante agora quer cassar Renan e aprovar a CPMF com os votos da oposição

Procurador conclui que Azeredo roubou dinheiro do Estado

CCJ vota “Sí” ao ingresso da Venezuela no Mercosul

Serra diz que sua privatização não é igual a de FHC

Truculência da Anatel para desnacionalizar a mídia choca o setor

Triunfo da Petrobrás esconjura agouro dos criadores de apagão

“Não vai faltar nem gás nem energia”

Época copia Veja e frauda até foto do presidente Chávez

Anatel comete novo ilícito para fazer Abril laranja da Telefónica

Desenvolvimento e juro baixo dão vitória à Cristina

Anatel se amanceba com teles para matar concorrência na área de telefonia e mídia

Jefferson admite que acusações de Lyra a Renan são “frágeis”

Lula cobra que Senado mostre “seriedade” em relação à CPMF

Para Jintao, combate à desigualdade social é a “nova prioridade”

Tucanos abrem o jogo e dão largada para privatizar tudo em SP

NYT confirma em manchete: ‘Bush autorizou tortura’, como disse o HP em junho de 2004

CIA diz que vai banir o “water-boarding” para humanizar seu programa de tortura

Chinaglia faz média com a ‘Veja’ à custa da honra dos companheiros

Tucanos querem pôr na conta de Lula a ladroeira de Azeredo

Sai pela culatra golpe da mídia para jogar o Senado contra Chávez

Oposição quer o fim da CPMF para acabar com a saúde pública e programas sociais

Desacatar veredicto das urnas é negar a democracia, diz Lula

 Senado fulmina furor golpista e reafirma a sua independência 

Na falta das provas contra Renan, mídia alicia oposição para atropelar regimento

 Renan expõe as vísceras da “torpeza e da delinqüência” do grupo Abril

LULA CONVOCA O PT A CERRAR FILEIRAS “NADA QUE NOS ACONTEÇA PODE NOS ESMORECER”

SEGUNDO J. BARBOSA, REVERENCIAR AUTORIDADE É INDÍCIO "O BASTANTE" PARA CRIME DE MANDO

STF COZINHA MÍDIA E ACEITA JULGAR PETISTAS (MAS VAI ABSOLVÊ-LOS)

LAUDO CONCLUI QUE "GADO FOI VENDIDO A PREÇOS DE MERCADO E PATRIMÔNIO É COMPATÍVEL COM A RENDA"

LULA ESCLARECE A CRISE DOS EUA: "QUEM ACHA QUE A ECONOMIA É UM CASSINO PODE PERDER"

AUTONOMIA FAZ DAS AGÊNCIAS ARMA DE CARTEL PARA USURPAR PODER DE GOVERNOS

CIVITA RECEBE 1 BILHÃO PARA SE TORNAR LARANJA DA TELEFÓNICA NA TVA

MINORIA QUER TOMAR O SENADO NO GRITO

PARA A MÍDIA GOLPISTA, LULA CONTINUA EM ALTA PORQUE POVO BRASILEIRO É "POBRE E IGNORANTE"

"QUEM ACHA QUE VAI ME VENCER NA RUA PODE TIRAR SEU CAVALO DA CHUVA"

SERRA NÃO EXPLICA O METRÔ DESABADO E PONTIFICA SOBRE DESASTRE DO  AIRBUS

LULA TENTA APAZIGUAR GOLPISTAS NOMEANDO JOBIM PARA DEFESA

MÍDIA GOLPISTA ESCONDE LAUDO DO IPT SOBRE O ATRITO DA PISTA

"GLOBO" MANIPULA A TRAGÉDIA EM SP PARA INSUFLAR "CRISE AÉREA" E JOGAR CULPA EM LULA

MAIA PAGA O APOIO DE LULA AO PAN FORJANDO VAIA PARA CONSEGUIR DOIS MINUTOS DE FAMA

INVESTIMENTO PÚBLICO CRESCE 33% EM 2007

"NÃO VI NENHUM DELITO QUE POSSA SER IMPUTADO A SILAS RONDEAU", DIZ TARSO GENRO

COM CHÁVEZ, O BRASIL CRESCEU EXPORTAÇÕES À VENEZUELA EM 562%

SUPREMA CORTE TRAZ SEGREGAÇÃO DE VOLTA ÀS ESCOLAS DOS EUA

LULA ORIENTA PT A NÃO TREPIDAR COM ARENGA GOLPISTA CONTRA RENAN

REELEGER LULA DE NOVO É VONTADE DA MAIORIA, DIZ PESQUISA DO PSDB

SEM NADA CONTRA RENAN, GOLPISTAS APELAM PARA QUE ELE SE ENFORQUE

MÍDIA GOLPISTA MUDA DE ACUSAÇÃO CONTRA PRESIDENTE DO SENADO

VOTO DO RELATOR ENTERRA ESCROQUERIA DA MÍDIA GOLPISTA CONTRA RENAN

PARA LULA, ATO DE NÃO RENOVAR A LICENÇA DA RCTV FOI DEMOCRÁTICO

OEA APROVA PROJETO DA VENEZUELA PARA DEMOCRATIZAR MÍDIA

"TEMOS QUE APRENDER A RESPEITAR AS LEIS DE CADA PAÍS", DIZ LULA

RENAN MOSTRA PROVAS DA TORPE ESCROQUERIA DE VEJA E SUAS FONTES

RENAN REFUTA CALÚNIAS E CONCLUI DISCURSO SOB APLAUSO DO SENADO

MÁFIAS ELIMINADAS POR LULA SÃO OS RESTOLHOS DO DESGOVERNO DE FHC

EMENDA 3 É AGRESSÃO AO MAIS PRIMÁRIO DOS DIREITOS TRABALHISTAS

LULA DIZ QUE RESPEITO À LEI MAIOR O IMPEDE DE CANDIDATAR-SE EM 2010

RECONHECIMENTO DAS CENTRAIS AMPLIFICA A DEMOCRACIA NO PAÍS

MANTEGA QUER REDUÇÃO DO "COMPULSÓRIO" PARA ACELERAR QUEDA DO JURO

 

CENTRAIS CONVOCAM A MOBILIZAÇÃO GERAL EM APOIO AO VETO DE LULA À "LEI DA ESCRAVIDÃO"

 

2.500.000 LOTAM RUAS E PRAÇAS EM SP PARA APROFUNDAR MUDANÇAS

 

COMPRA DA TIM CRIA MONOPÓLIO ILEGAL DA TELEFÔNICA NO BRASIL

"VAMOS GARANTIR A PRIMAZIA DO TALENTO SOBRE AS FORTUNAS"

PSDB, PFL, MP-SP, CPI E MÍDIA GOLPISTA ACOBERTARAM BINGOS

JURO NÃO CAI PORQUE MEIRELLES INSISTE EM TOMAR DE TODOS PARA DOAR AOS BANQUEIROS

INDEPENDÊNCIA ENERGÉTICA UNE AMÉRICA DO SUL

MEGA ENCOMENDA DE NAVIOS ATIVA MARINHA MERCANTE E ESTALEIROS

LULA: "OPOSIÇÃO QUER CRIAR CPI PARA ENTRAVAR A APROVAÇÃO DO PAC"

LULA DÁ TODO PODER À FAB PARA PÔR BIRUTAS DE AEROPORTO NA LINHA

LULA DIZ AOS EUA QUE RELAÇÃO BRASIL-IRÃ NÃO É DA ALÇADA DE BUSH

SENADO ISOLA BUSH E COMEÇA A VOTAR RETIRADA DO IRAQUE

 

 DIRETORES DO BC E FORÇAS OCULTAS DO MERCADO FLAGRADOS EM REUNIÃO SECRETA

 

TV PÚBLICA É DEMOCRACIA. MONOPÓLIOS DE MÍDIA SÃO SUA NEGAÇÃO

 

"VEJA" ABRE CRUZADA FASCISTA CONTRA REDE PÚBLICA DA TELEVISÃO

 

ANATEL ABRE A PORTEIRA PARA O CARTEL DAS TELES DOMINIAR A TV DO BRASIL

 

BUSH SAI DA AMÉRICA DO SUL MAIS ISOLADO DO QUE NA CHEGADA

 

BUSH NÃO QUER COMPRAR NOSSO ÁLCOOL, QUER AS NOSSAS USINAS

 

ÁLCOOL: EUA INVESTEM 2 BILHÕES DE DÓLARES PARA DESNACIONALIZAR A PRODUÇÃO DO BRASIL

 

SOLUÇO NA BOLSA DE NY E JURO INSENSATO DE MEIRELLES FAZEM CAIR BOLSA NO BRASIL

 

LULA CONVOCA TABARÉ A SE UNIR A HERMANOS E NÃO AO BIG BROTHER

 

LULA A MORALES: "ANTES DE SERMOS PRESIDENTES SOMOS COMPANHEIROS"

 

TURBA QUER COMBATER CRIMES LINCHANDO OS MONSTROS QUE CRIOU

 

LULA CONCLAMA O PT A MANTER O RUMO E "NÃO A ATIRAR NO PRÓPRIO PÉ"

 

PROMESSA DO COPOM DE MANTER JUROS ALTOS ACIRRA CRISE CAMBIAL

 

 LULA CORRIGE CONTAS DA PREVIDÊNCIA: "DÉFICIT" ERA SÓ TRUQUE CONTÁBIL

 

DRT EMBARGA OBRA NO BURACO DE SERRA

 

"CHAVEZ FOI ELEITO 3 VEZES DA FORMA MAIS DEMOCRÁTICA"

 

MEIRELLES TRAVA QUEDA DE JUROS PARA SABOTAR PLANO DE CRESCIMENTO

 

PAC: LULA ANUNCIA INVESTIMENTOS DE R$ 500 BILHÕES NO DESENVOLVIMENTO

 

OMISSÃO, GANÂNCIA E NEGLIGÊNCIA FIZERAM RUIR O TÚNEL DO METRÔ

 

SANHA PRIVATISTA GERA TRAGÉDIA NAS OBRAS DA LINHA 4 DO METRÔ-SP

 

LULA SUSPENDE A PRIVATIZAÇÃO DAS RODOVIAS FEDERAIS

 

EUA INTIMA FANTOCHES A VOTAR LEI DO ASSALTO AO PETRÓLEO IRAQUIANO

 

LINCHAMENTO DE SADDAM EXIBE MISÉRIA MORAL DE BUSH E SUA KLAN