Petroleiros denunciam livre acesso aos mapas por agentes externos

Terceirização expôs a Petrobrás ao roubo de informações estratégicas

“Desregulamentação realizada por FHC, violento processo de terceirização e a relação entre ex-executivos da estatal e grupos privados do setor são peças fundamentais deste quebra-cabeça”

HÉLIO SEIDEL*

O portal Terra furou toda a grande mídia ao divulgar com exclusividade na manhã de quinta-feira, 14, um fato gravíssimo que chegou ao conhecimento da Presidência da Petrobrás no dia 01 de fevereiro. Notebooks e HDs que continham informações confidenciais da estatal sobre dados geológicos das bacias brasileiras, inclusive a mega província petrolífera de Tupi, foram furtados de um contêiner que estava sendo transportado pela multinacional norte-americana Halliburton de uma plataforma de pesquisa na Bacia de Campos para a Superintendência da Petrobrás em Macaé. A gravidade do fato vazado para o portal Terra pautou a mídia nacional e internacional, parlamentares, governo e a sociedade de uma forma geral. Todos envolvidos numa espécie de thriller policial, tendo como pano de fundo a hipótese investigada pela polícia federal de espionagem industrial.

CRIME ANUNCIADO

De fato, o “roubo” de informações estratégicas para o Brasil, com dados geológicos das bacias do país pesquisados pela Petrobrás, tem todas as características de um crime premeditado. Mais ainda: de um crime anunciado. O que a mídia, no entanto, não tem levado em consideração é que a desregulamentação da indústria de petróleo realizada por FHC, o violento processo de terceirização das atividades da Petrobrás e a relação perniciosa entre ex-executivos da estatal e os grupos privados do setor são peças fundamentais deste quebra-cabeça.

A FUP e a CUT sempre denunciaram o excessivo nível de terceirização na Petrobrás. Em março de 2004, durante um seminário conjunto da FUP com a empresa, onde se discutiu a necessidade de primeirização de várias atividades, um gerente da companhia foi taxativo: “Terceirizamos até o que não devíamos”. Além da precariedade das condições de trabalho e segurança, a terceirização na Petrobrás parece que fugiu ao controle da própria empresa. Ao ponto de diferentes agentes externos terem livre acesso a informações e equipamentos estratégicos da companhia, expondo a vulnerabilidade em que a Petrobrás se encontra.

Soma-se a esta questão, o fato do furto de dados confidenciais e estratégicos da Petrobrás ter ocorrido “coincidentemente” às vésperas de uma nova rodada de licitação de áreas de exploração de petróleo e gás que a ANP pretende dar encaminhamento ao reeditar a 8ª Rodada. Estamos tratando de um caso de segurança nacional, que pode impor sérios prejuízos ao país, já que as informações contidas nos HDs e notebooks furtados dizem respeito a muitas das áreas que serão licitadas pela ANP, algumas delas adjacentes à província petrolífera no pré-sal, onde estão localizados os gigantescos campos de Tupi e Júpiter. Portanto, é imperativo a suspensão imediata da 8ª Rodada.

Outro fato que exige atenção da Petrobrás e do governo é a exposição da empresa diante de ex-executivos de alto escalão que, mais poderosos do que HDs e notebooks, centralizaram durante décadas informações estratégicas e confidenciais da companhia. Nos últimos anos, a mídia tem alardeado o que chama de “fuga de cérebros”, ao tratar de forma enviesada a mudança destes executivos para multinacionais de petróleo e empresas de energia. Em troca de milionários salários e bônus, eles levaram consigo não só o conhecimento técnico adquirido na Petrobrás, mas, principalmente, os dados preciosos da companhia, que são estratégicos para o país. Portanto, neste momento em que se discute uma questão de segurança nacional, que envolve diretamente a Petrobrás, é fundamental levar em conta a necessidade de se buscar mecanismos que reduzam a vulnerabilidade da empresa em relação a seus ex-executivos.

REAÇÃO URGENTE

A FUP espera que esse caso gravíssimo, que voltamos a ressaltar, diz respeito à segurança nacional, seja rapidamente elucidado e que a Halliburton, empresa que estava responsável pelo transporte dos dados confidenciais da Petrobrás, assuma a sua responsabilidade no fato. Não podemos esquecer que a multinacional norte-americana já foi comandada pelo vice-presidente dos Estados Unidos e que atuou fortemente nos bastidores da invasão do Iraque, fazendo fortunas através de contratos de logística bilionários com o Pentágono.

É imperativo ainda que a Petrobrás crie mecanismos mais rígidos de controle de informações sigilosas e estratégicas, principalmente junto às empresas prestadoras de serviço. A Federação também intensificará sua luta pela suspensão imediata da 8ª Rodada de Licitação da ANP, assim como o debate em torno do processo de terceirização na Petrobrás.

* é presidente da Federação Única dos Petroleiros (FUP)

Página 5

Página 6

Deputada Manuela condena censura na TV pública do PR

 

UNE, UBES e lideranças estudantis de todo o país exigem medidas para acabar com censura

 

Juventude de Curitiba aprova moção de apoio à liberdade de expressão

 

Solidariedade ao governador Roberto Requião

Página 7

Povo sérvio repudia os narco-separatistas a serviço dos EUA

EUA montou a fraude do “genocídio de kosovares” para bombardear a Iugoslávia

Coréia popular festeja o aniversário de 66 anos de seu líder Kim Jong Il

Chanceller espanhol: ato unilateral em Kosovo é violação à lei internacional

Chávez expõe a rapina da Exxon: “pagava 1 a cada 100 barris que levava”

 Paquistaneses rejeitam nas urnas a submissão de Pervez Musharraf a W. Bush

 

 

 

 

Página 8

Debate consolida a unidade e isola críticos da transposição

 

Ciro Gomes, no Senado: Trata-se da maior fronteira de reforma agrária do país, e com água

 

Arcebispo da Paraíba afirma que quem tem sede apóia projeto de transposição

 

Nova campanha do “Petróleo é nosso”

 

Gadelha: Manancial mais próximo, abundante e barato é o S. Francisco

 

Jereissati, do PSDB, apóia transposição

 

Retirada de água é de apenas 1,4% da vazão do S. Francisco

 

Leia

Ações na Justiça pedem suspensão do leilão da Cesp

Berzoini quer Quércia como vice de Marta

Senado murcha a bola da oposição e volta a trabalhar

Bush veta lei que proíbe tortura de presos políticos

Privatização da CTEEP provoca apagão em SP

Lula desentoca o tatu: “oposição não aceita que pobre tenha vez”

Juiz que botou a mãe na zona lustra STF com sua sapiência

Juiz afronta o Direito e autoriza imprensa a difamar impunemente

Fidel: “Preparar Cuba para minha ausência é o meu maior dever”

Lula e trabalhadores unidos para manter Brasil no rumo certo

Dama do esgoto move processos para calar Nassif

Nova liminar susta a privatização da Cesp

Governo protocola a CPI e deixa oposição pendurada na tapioca

Brasil pagou em 2007 24,4 bi além da meta do superávit primário

Brasil tem recorde de remessa de lucros e investimento dos EUA

Lula tinha razões para comparar a reunião de ministros à Santa Ceia

Edgarzinho do bingo exuma censura para se vingar de Requião

Lula diz em Cuba que falta competência aos EUA para dar palpite sobre país dos outros

‘Corte só no superávit primário’, defendem as Centrais Sindicais

1 ano de impunidade!

Planejamento cogita excluir R$ 14 bilhões do superávit primário

Anatel dá de presente a 3G para monopólio da Telefónica e AT&T

Lula e Bachelet levam apoio a Evo e aprovam o corredor bioceânico

Projeto quer ampliar “conteúdo nacional” entregando TVs para os capitais externos

Banco do Sul: marco de novo salto para a libertação continental

Discurso de Renan arrasa impostura e convence plenário

Chávez aconselha a oposição a valorizar vitória e retornar ao leito da democracia

Mercadante agora quer cassar Renan e aprovar a CPMF com os votos da oposição

Procurador conclui que Azeredo roubou dinheiro do Estado

CCJ vota “Sí” ao ingresso da Venezuela no Mercosul

Serra diz que sua privatização não é igual a de FHC

Truculência da Anatel para desnacionalizar a mídia choca o setor

Triunfo da Petrobrás esconjura agouro dos criadores de apagão

“Não vai faltar nem gás nem energia”

Época copia Veja e frauda até foto do presidente Chávez

Anatel comete novo ilícito para fazer Abril laranja da Telefónica

Desenvolvimento e juro baixo dão vitória à Cristina

Anatel se amanceba com teles para matar concorrência na área de telefonia e mídia

Jefferson admite que acusações de Lyra a Renan são “frágeis”

Lula cobra que Senado mostre “seriedade” em relação à CPMF

Para Jintao, combate à desigualdade social é a “nova prioridade”

Tucanos abrem o jogo e dão largada para privatizar tudo em SP

NYT confirma em manchete: ‘Bush autorizou tortura’, como disse o HP em junho de 2004

CIA diz que vai banir o “water-boarding” para humanizar seu programa de tortura

Chinaglia faz média com a ‘Veja’ à custa da honra dos companheiros

Tucanos querem pôr na conta de Lula a ladroeira de Azeredo

Sai pela culatra golpe da mídia para jogar o Senado contra Chávez

Oposição quer o fim da CPMF para acabar com a saúde pública e programas sociais

Desacatar veredicto das urnas é negar a democracia, diz Lula

 Senado fulmina furor golpista e reafirma a sua independência 

Na falta das provas contra Renan, mídia alicia oposição para atropelar regimento

 Renan expõe as vísceras da “torpeza e da delinqüência” do grupo Abril

LULA CONVOCA O PT A CERRAR FILEIRAS “NADA QUE NOS ACONTEÇA PODE NOS ESMORECER”

SEGUNDO J. BARBOSA, REVERENCIAR AUTORIDADE É INDÍCIO "O BASTANTE" PARA CRIME DE MANDO

STF COZINHA MÍDIA E ACEITA JULGAR PETISTAS (MAS VAI ABSOLVÊ-LOS)

LAUDO CONCLUI QUE "GADO FOI VENDIDO A PREÇOS DE MERCADO E PATRIMÔNIO É COMPATÍVEL COM A RENDA"

LULA ESCLARECE A CRISE DOS EUA: "QUEM ACHA QUE A ECONOMIA É UM CASSINO PODE PERDER"

AUTONOMIA FAZ DAS AGÊNCIAS ARMA DE CARTEL PARA USURPAR PODER DE GOVERNOS

CIVITA RECEBE 1 BILHÃO PARA SE TORNAR LARANJA DA TELEFÓNICA NA TVA

MINORIA QUER TOMAR O SENADO NO GRITO

PARA A MÍDIA GOLPISTA, LULA CONTINUA EM ALTA PORQUE POVO BRASILEIRO É "POBRE E IGNORANTE"

"QUEM ACHA QUE VAI ME VENCER NA RUA PODE TIRAR SEU CAVALO DA CHUVA"

SERRA NÃO EXPLICA O METRÔ DESABADO E PONTIFICA SOBRE DESASTRE DO  AIRBUS

LULA TENTA APAZIGUAR GOLPISTAS NOMEANDO JOBIM PARA DEFESA

MÍDIA GOLPISTA ESCONDE LAUDO DO IPT SOBRE O ATRITO DA PISTA

"GLOBO" MANIPULA A TRAGÉDIA EM SP PARA INSUFLAR "CRISE AÉREA" E JOGAR CULPA EM LULA

MAIA PAGA O APOIO DE LULA AO PAN FORJANDO VAIA PARA CONSEGUIR DOIS MINUTOS DE FAMA

INVESTIMENTO PÚBLICO CRESCE 33% EM 2007

"NÃO VI NENHUM DELITO QUE POSSA SER IMPUTADO A SILAS RONDEAU", DIZ TARSO GENRO

COM CHÁVEZ, O BRASIL CRESCEU EXPORTAÇÕES À VENEZUELA EM 562%

SUPREMA CORTE TRAZ SEGREGAÇÃO DE VOLTA ÀS ESCOLAS DOS EUA

LULA ORIENTA PT A NÃO TREPIDAR COM ARENGA GOLPISTA CONTRA RENAN

REELEGER LULA DE NOVO É VONTADE DA MAIORIA, DIZ PESQUISA DO PSDB

SEM NADA CONTRA RENAN, GOLPISTAS APELAM PARA QUE ELE SE ENFORQUE

MÍDIA GOLPISTA MUDA DE ACUSAÇÃO CONTRA PRESIDENTE DO SENADO

VOTO DO RELATOR ENTERRA ESCROQUERIA DA MÍDIA GOLPISTA CONTRA RENAN

PARA LULA, ATO DE NÃO RENOVAR A LICENÇA DA RCTV FOI DEMOCRÁTICO

OEA APROVA PROJETO DA VENEZUELA PARA DEMOCRATIZAR MÍDIA

"TEMOS QUE APRENDER A RESPEITAR AS LEIS DE CADA PAÍS", DIZ LULA

RENAN MOSTRA PROVAS DA TORPE ESCROQUERIA DE VEJA E SUAS FONTES

RENAN REFUTA CALÚNIAS E CONCLUI DISCURSO SOB APLAUSO DO SENADO

MÁFIAS ELIMINADAS POR LULA SÃO OS RESTOLHOS DO DESGOVERNO DE FHC

EMENDA 3 É AGRESSÃO AO MAIS PRIMÁRIO DOS DIREITOS TRABALHISTAS

LULA DIZ QUE RESPEITO À LEI MAIOR O IMPEDE DE CANDIDATAR-SE EM 2010

RECONHECIMENTO DAS CENTRAIS AMPLIFICA A DEMOCRACIA NO PAÍS

MANTEGA QUER REDUÇÃO DO "COMPULSÓRIO" PARA ACELERAR QUEDA DO JURO

 

CENTRAIS CONVOCAM A MOBILIZAÇÃO GERAL EM APOIO AO VETO DE LULA À "LEI DA ESCRAVIDÃO"

 

2.500.000 LOTAM RUAS E PRAÇAS EM SP PARA APROFUNDAR MUDANÇAS

 

COMPRA DA TIM CRIA MONOPÓLIO ILEGAL DA TELEFÔNICA NO BRASIL

"VAMOS GARANTIR A PRIMAZIA DO TALENTO SOBRE AS FORTUNAS"

PSDB, PFL, MP-SP, CPI E MÍDIA GOLPISTA ACOBERTARAM BINGOS

JURO NÃO CAI PORQUE MEIRELLES INSISTE EM TOMAR DE TODOS PARA DOAR AOS BANQUEIROS

INDEPENDÊNCIA ENERGÉTICA UNE AMÉRICA DO SUL

MEGA ENCOMENDA DE NAVIOS ATIVA MARINHA MERCANTE E ESTALEIROS

LULA: "OPOSIÇÃO QUER CRIAR CPI PARA ENTRAVAR A APROVAÇÃO DO PAC"

LULA DÁ TODO PODER À FAB PARA PÔR BIRUTAS DE AEROPORTO NA LINHA

LULA DIZ AOS EUA QUE RELAÇÃO BRASIL-IRÃ NÃO É DA ALÇADA DE BUSH

SENADO ISOLA BUSH E COMEÇA A VOTAR RETIRADA DO IRAQUE

 

 DIRETORES DO BC E FORÇAS OCULTAS DO MERCADO FLAGRADOS EM REUNIÃO SECRETA

 

TV PÚBLICA É DEMOCRACIA. MONOPÓLIOS DE MÍDIA SÃO SUA NEGAÇÃO

 

"VEJA" ABRE CRUZADA FASCISTA CONTRA REDE PÚBLICA DA TELEVISÃO

 

ANATEL ABRE A PORTEIRA PARA O CARTEL DAS TELES DOMINIAR A TV DO BRASIL

 

BUSH SAI DA AMÉRICA DO SUL MAIS ISOLADO DO QUE NA CHEGADA

 

BUSH NÃO QUER COMPRAR NOSSO ÁLCOOL, QUER AS NOSSAS USINAS

 

ÁLCOOL: EUA INVESTEM 2 BILHÕES DE DÓLARES PARA DESNACIONALIZAR A PRODUÇÃO DO BRASIL

 

SOLUÇO NA BOLSA DE NY E JURO INSENSATO DE MEIRELLES FAZEM CAIR BOLSA NO BRASIL

 

LULA CONVOCA TABARÉ A SE UNIR A HERMANOS E NÃO AO BIG BROTHER

 

LULA A MORALES: "ANTES DE SERMOS PRESIDENTES SOMOS COMPANHEIROS"

 

TURBA QUER COMBATER CRIMES LINCHANDO OS MONSTROS QUE CRIOU

 

LULA CONCLAMA O PT A MANTER O RUMO E "NÃO A ATIRAR NO PRÓPRIO PÉ"

 

PROMESSA DO COPOM DE MANTER JUROS ALTOS ACIRRA CRISE CAMBIAL

 

 LULA CORRIGE CONTAS DA PREVIDÊNCIA: "DÉFICIT" ERA SÓ TRUQUE CONTÁBIL

 

DRT EMBARGA OBRA NO BURACO DE SERRA

 

"CHAVEZ FOI ELEITO 3 VEZES DA FORMA MAIS DEMOCRÁTICA"

 

MEIRELLES TRAVA QUEDA DE JUROS PARA SABOTAR PLANO DE CRESCIMENTO

 

PAC: LULA ANUNCIA INVESTIMENTOS DE R$ 500 BILHÕES NO DESENVOLVIMENTO

 

OMISSÃO, GANÂNCIA E NEGLIGÊNCIA FIZERAM RUIR O TÚNEL DO METRÔ

 

SANHA PRIVATISTA GERA TRAGÉDIA NAS OBRAS DA LINHA 4 DO METRÔ-SP

 

LULA SUSPENDE A PRIVATIZAÇÃO DAS RODOVIAS FEDERAIS

 

EUA INTIMA FANTOCHES A VOTAR LEI DO ASSALTO AO PETRÓLEO IRAQUIANO

 

LINCHAMENTO DE SADDAM EXIBE MISÉRIA MORAL DE BUSH E SUA KLAN