Contra a especulação e em defesa dos salários, CUT faz ato na Paulista nesta quinta

Em entrevista ao HP, o presidente da CUT-SP, Edílson de Paula, destacou o significado do ato “Contra a especulação, contra o aumento da inflação e em defesa dos salários”, convocado para a próxima quinta-feira, às 10 horas, em frente à Fiesp e ao banco ABN, na Paulista.

Sob o pretexto do combate à inflação, a direita defende o arrocho nos salários e o BC ameaça com novo aumento de juros. O que a CUT propõe?

Nos últimos meses, o Brasil tem convivido com o despertar do “fantasma” da inflação. Mas é bom salientar que o tão noticiado “surto inflacionário” na verdade tem origem na especulação externa, particularmente no aumento de preços do petróleo e dos alimentos, que são commodities. Como tudo que é produzido tem um componente pesado de transportes e, no caso dos produtos agrícolas, também dos fertilizantes, hoje nas mãos de três grandes multinacionais, os efeitos desse processo especulativo são claros. O IPCA, índice oficial da inflação, indicou uma variação acumulada de janeiro a maio de 2008 de 2,71%, porém somente o item alimentação apresentou variação de 5,55%. Resumindo: o problema não se resolve arrochando o salário do trabalhador nem aumentando o juro, mas fortalecendo políticas públicas que diminuam a nossa dependência externa, aumentando o poder de consumo e expandindo o mercado interno. Por isso nome lema é contra a especulação, contra o aumento da inflação e em defesa dos salários.

Quem puxa a inflação?

Só a título de comparação, a inflação de maio de 2007 a maio de 2008 foi de 5,58%, enquanto para os alimentos foi de 14,63%, contra apenas 3,21% dos demais itens. Os principais vilões foram a carne bovina, feijão, panificados (trigo), leite, arroz e óleo de soja, respondendo somente estes 6 itens por quase 60% do aumento dos preços dos alimentos no IPCA. No acumulado entre janeiro e maio os produtos alimentícios que mais subiram de preço foram o tomate (66,82%), feijão preto (46,4%), arroz (25,75%) e farinha de trigo (22,57%).

O alto preço dos fertilizantes vem sendo responsável por até  50% do custo da produção.

Esta é uma denúncia dos companheiros da CUT-PR e o próprio governo tem sinalizado com a perspectiva de reestatização do setor de fertilizantes. Vale lembrar que após 15 anos da privatização do setor por FHC, o país importa mais de 70% dos insumos que utiliza. A Bunge controla hoje no país 52% da produção de fertilizantes, 98% se somada às multinacionais Yara e Cargill. Dominado o setor, o cartel transnacional vem promovendo aumentos abusivos nos preços dos insumos. O enxofre, por exemplo, chegou a aumentar 900% em apenas um ano, de maio de 2007 a maio de 2008. O ácido fosfórico subiu 259% e o cloreto de potássio 246%. Hoje, importamos 17,3 milhões de toneladas, o que corresponde a 65% do fertilizante que o país consome, um modelo dependente e que precisa ser revisto, para garantirmos nossa soberania alimentar, com alimento barato para a população.

O trabalhador é o mais penalizado.

Evidente. O Índice de Custo de Vida (ICV-Dieese) indica uma inflação acumulada entre janeiro e junho de 2008 de 3,61%. Porém, a variação do preço dos alimentos foi de 7,75% no mesmo período para aqueles que têm menos renda, ou seja, 33% das famílias. No mesmo período, a inflação para o 1/3 dos mais ricos foi de 3,27%, o que quer dizer que os mais pobres foram mais penalizados. Se estivéssemos vivendo em um país no qual a classe empresarial defendesse os interesses da nação, o combate a este “surto inflacionário” seria mais fácil. No nosso entender em vez de pegarem carona no aumento dos preços internacionais, os empresários deveriam denunciá-los e combatê-los. Assim, com uma diminuição considerável da taxa de juros, o governo estimularia o aumento dos investimentos e a expansão da capacidade produtiva, eliminando por completo qualquer risco de inflação de demanda. Este é o caminho do crescimento econômico com geração de emprego e redistribuição de renda. O proposto pelo BC é um tiro no pé.

O fundamental agora é garantir a continuidade da recuperação salarial.

A preocupação essencial da CUT neste momento é proteger os salários, que o Banco Central diminua as taxas de juros para proporcionar mais investimentos na produção de alimentos e que os empresários cumpram com sua palavra de que com o fim da CPMF os preços baixariam. O que vimos até agora foi justamente o contrário: a classe empresarial aumentou seus lucros e pega carona na onda inflacionária mundial, majorando os preços aqui no Brasil. Diante disso, há uma tendência das campanhas salariais ganharem impulso neste semestre, com uma multiplicação das greves.

LEONARDO SEVERO


Primeira Página

 

Página 2

Lula: G-8 ignora especulação com a fome e culpa os países pobres

“Nos sentimos muito orgulhosos da vitória que o Vietnã conquistou para a Humanidade”

Marta: R$ 5 bilhões da Prefeitura estão nos bancos enquanto faltam creches e hospitais

Há farta prova contra o dono do Opportunity, afirma Tarso

Carvalho desmente que procurou Ministério a pedido de Greenhalgh

Abin nega envolvimento na Operação Satiagraha

Eike Batista é alvo da PF por fraude em licitação, sonegação e desvio de ouro

O reverso do IPEA (J. CARLOS DE ASSIS)

Expediente

Página 3

Mendes ignora TRF e STJ no afã de livrar Daniel Dantas

Arrivista financiou candidaturas

Governo e privatizações de FH fizeram fortuna de DD

Ato de juízes apóia De Sanctis em SP

Procuradores defendem saída do presidente do STF

Lula apóia as prisões e as investigações da PF

PF aponta colunistas e revistas na folha de pagamento de Dantas

Relatório do delegado Queiroz é minucioso e bem detalhado

 

 

Página 4

Centrais, empresários e governo definem contrapartidas no PAC

Melhorias concretas para os operários

Petroleiros paralisam 33 plataformas  contra abusos na jornada de trabalho

Funcionários dos Correios exigem cumprimento do acordo e assembléias aprovam continuidade da greve

Técnico acerta com o Mengão até o fim de 2009

Contra a especulação e em defesa dos salários, CUT faz ato na Paulista nesta quinta

Assaltados moralmente todos os dias

Página 5

As relações e negócios entre Daniel Dantas e a cúpula tucana

Simon critica censura e diz que Requião é exemplo para o país

PMDB nacional repudia censura e se solidariza com governador do Paraná

Sérgio Rezende anuncia investimentos para criação de 50 institutos de pesquisas em áreas estratégicas

Para Tuma Júnior, decreto do governo possibilitará controle inédito sobre Ongs estrangeiras no Brasil

Alencar destaca que projeto Rondon é compromisso entre universidades e governo na construção da Nação

CARTAS

Página 6

Rússia e China barram sanções contra Zimbábue no CS da ONU

“Os EUA e a Inglaterra queriam usar a ONU para instalar um regime de marionetes em nosso país”

Alfabetização chega a 95% no Zimbábue

Sudaneses rechaçam Corte Internacional e vão às ruas em defesa do presidente Bashir

União Africana destaca esforços pela pacificação de Darfur

Chávez recebe Uribe e distensiona relações entre Venezuela e Colômbia

Cúpula da Petrocaribe cria fundo voltado à produção de alimentos

Página 7

Crise se agrava e leva gigantes do financiamento hipotecário à UTI

CNN anuncia outra semana ruim para bancos dos EUA

Falência do banco IndyMac provoca corrida à boca do caixa na Califórnia

Ataque da guerrilha afegã destroça base da ocupação e mata 9 soldados americanos

Relatório da Cruz Vermelha denuncia EUA por tortura de presos no Iraque e Afeganistão

Canadá: parlamentares apelam pela libertação dos cinco cubanos presos nos EUA

Brasil e Venezuela vão financiar estrada na Bolívia com 530 km de extensão

Página 8

Como foi tramado o 9 de Julho (2)

A Satiagraha de Gilmar Mendes

Leia

Presidente do STF solta duas vezes o ladrão que tentou subornar delegado

Prisão do amigo Dantas pela PF agita os arraiais do PSDB e Dem

Memorando da Alstom documenta partilha do suborno a PSDB de SP

Alta dos alimentos e petróleo é criada por bancos que perderam com imóveis nos EUA

Lero-lero inflacionário da oposição não afeta popularidade de Lula

Manchetes contra o PAC são conversa de pescador, afirma Lula

PSDB rifa Kassab a pedido de Serra

Nossa carga tributária é inferior à da Itália, Alemanha, Inglaterra, França, Holanda, etc...

Jornalistas rejeitam o PL-29 por entregar TV ao oligopólio externo

Câmara derrota 159 sovinas e aprova os 10 bilhões da Saúde

Serra abafa a CPI do Geralstom na Assembléia de SP

Mobilização pelas 40 horas chega ao Congresso Nacional

Abin e Incra alertam: a Amazônia está sob invasão estrangeira

Trabalhadores nas ruas: Está na hora de ‘dividir o bolo’!

Meirelles açula expectativa de inflação para o BC elevar juros

Oposição apressa o fim da CPI para livrar o rabo de Álvaro Dias

Fiasco de empresas aéreas pode obrigar Brasil a criar estatal

Meirelles abre guerra contra a proposta do governo para conter a escalada dos juros

‘Elevar superávit para segurar juros’ parou o Brasil em 2005-2006

Oposição desiste de responsabilizar Dilma por dossiê que Álvaro Dias plantou na Veja

Projeto pró-controle externo da TV paga vai à votação dia 7

1º de Maio reforça a unidade entre os trabalhadores e Lula

BC quer usar juro para bloquear investimento estatal e derrubar PAC

Quércia dá guinada a estibordo e fecha com Serra e Kassab

Descoberta do pré-sal pede uma Nova Lei do Petróleo, afirma Lobão

Ou o Brasil acaba com Meirelles ou o BC acaba com o Brasil

Lula: “quem acha bom subir agora os juros é louco”

Para Delfim, ameaça de elevar os juros é terrorismo do Copom

Prócer tucano plantou na ‘Veja’ dossiê sobre gasto sigiloso de FHC

FHC não explica compra de pênis de borracha com verbas sigilosas

BC quer elevar juros para ver se derruba popularidade de Lula

Veto federal a tarifas de escorcha derruba privatização da Cesp

S. Paulo unânime pede a suspensão do leilão da Cesp

Ações na Justiça pedem suspensão do leilão da Cesp

Berzoini quer Quércia como vice de Marta

Senado murcha a bola da oposição e volta a trabalhar

Bush veta lei que proíbe tortura de presos políticos

Privatização da CTEEP provoca apagão em SP

Lula desentoca o tatu: “oposição não aceita que pobre tenha vez”

Juiz que botou a mãe na zona lustra STF com sua sapiência

Juiz afronta o Direito e autoriza imprensa a difamar impunemente

Fidel: “Preparar Cuba para minha ausência é o meu maior dever”

Lula e trabalhadores unidos para manter Brasil no rumo certo

Dama do esgoto move processos para calar Nassif

Nova liminar susta a privatização da Cesp

Governo protocola a CPI e deixa oposição pendurada na tapioca

Brasil pagou em 2007 24,4 bi além da meta do superávit primário

Brasil tem recorde de remessa de lucros e investimento dos EUA

Lula tinha razões para comparar a reunião de ministros à Santa Ceia

Edgarzinho do bingo exuma censura para se vingar de Requião

Lula diz em Cuba que falta competência aos EUA para dar palpite sobre país dos outros

‘Corte só no superávit primário’, defendem as Centrais Sindicais

1 ano de impunidade!

Planejamento cogita excluir R$ 14 bilhões do superávit primário

Anatel dá de presente a 3G para monopólio da Telefónica e AT&T

Lula e Bachelet levam apoio a Evo e aprovam o corredor bioceânico

Projeto quer ampliar “conteúdo nacional” entregando TVs para os capitais externos

Banco do Sul: marco de novo salto para a libertação continental

Discurso de Renan arrasa impostura e convence plenário

Chávez aconselha a oposição a valorizar vitória e retornar ao leito da democracia

Mercadante agora quer cassar Renan e aprovar a CPMF com os votos da oposição

Procurador conclui que Azeredo roubou dinheiro do Estado

CCJ vota “Sí” ao ingresso da Venezuela no Mercosul

Serra diz que sua privatização não é igual a de FHC

Truculência da Anatel para desnacionalizar a mídia choca o setor

Triunfo da Petrobrás esconjura agouro dos criadores de apagão

“Não vai faltar nem gás nem energia”

Época copia Veja e frauda até foto do presidente Chávez

Anatel comete novo ilícito para fazer Abril laranja da Telefónica

Desenvolvimento e juro baixo dão vitória à Cristina

Anatel se amanceba com teles para matar concorrência na área de telefonia e mídia

Jefferson admite que acusações de Lyra a Renan são “frágeis”

Lula cobra que Senado mostre “seriedade” em relação à CPMF

Para Jintao, combate à desigualdade social é a “nova prioridade”

Tucanos abrem o jogo e dão largada para privatizar tudo em SP

NYT confirma em manchete: ‘Bush autorizou tortura’, como disse o HP em junho de 2004

CIA diz que vai banir o “water-boarding” para humanizar seu programa de tortura

Chinaglia faz média com a ‘Veja’ à custa da honra dos companheiros

Tucanos querem pôr na conta de Lula a ladroeira de Azeredo

Sai pela culatra golpe da mídia para jogar o Senado contra Chávez

Oposição quer o fim da CPMF para acabar com a saúde pública e programas sociais

Desacatar veredicto das urnas é negar a democracia, diz Lula

 Senado fulmina furor golpista e reafirma a sua independência 

Na falta das provas contra Renan, mídia alicia oposição para atropelar regimento

 Renan expõe as vísceras da “torpeza e da delinqüência” do grupo Abril

LULA CONVOCA O PT A CERRAR FILEIRAS “NADA QUE NOS ACONTEÇA PODE NOS ESMORECER”

SEGUNDO J. BARBOSA, REVERENCIAR AUTORIDADE É INDÍCIO "O BASTANTE" PARA CRIME DE MANDO

STF COZINHA MÍDIA E ACEITA JULGAR PETISTAS (MAS VAI ABSOLVÊ-LOS)

LAUDO CONCLUI QUE "GADO FOI VENDIDO A PREÇOS DE MERCADO E PATRIMÔNIO É COMPATÍVEL COM A RENDA"

LULA ESCLARECE A CRISE DOS EUA: "QUEM ACHA QUE A ECONOMIA É UM CASSINO PODE PERDER"

AUTONOMIA FAZ DAS AGÊNCIAS ARMA DE CARTEL PARA USURPAR PODER DE GOVERNOS

CIVITA RECEBE 1 BILHÃO PARA SE TORNAR LARANJA DA TELEFÓNICA NA TVA

MINORIA QUER TOMAR O SENADO NO GRITO

PARA A MÍDIA GOLPISTA, LULA CONTINUA EM ALTA PORQUE POVO BRASILEIRO É "POBRE E IGNORANTE"

"QUEM ACHA QUE VAI ME VENCER NA RUA PODE TIRAR SEU CAVALO DA CHUVA"

SERRA NÃO EXPLICA O METRÔ DESABADO E PONTIFICA SOBRE DESASTRE DO  AIRBUS

LULA TENTA APAZIGUAR GOLPISTAS NOMEANDO JOBIM PARA DEFESA

MÍDIA GOLPISTA ESCONDE LAUDO DO IPT SOBRE O ATRITO DA PISTA

"GLOBO" MANIPULA A TRAGÉDIA EM SP PARA INSUFLAR "CRISE AÉREA" E JOGAR CULPA EM LULA

MAIA PAGA O APOIO DE LULA AO PAN FORJANDO VAIA PARA CONSEGUIR DOIS MINUTOS DE FAMA

INVESTIMENTO PÚBLICO CRESCE 33% EM 2007

"NÃO VI NENHUM DELITO QUE POSSA SER IMPUTADO A SILAS RONDEAU", DIZ TARSO GENRO

COM CHÁVEZ, O BRASIL CRESCEU EXPORTAÇÕES À VENEZUELA EM 562%

SUPREMA CORTE TRAZ SEGREGAÇÃO DE VOLTA ÀS ESCOLAS DOS EUA

LULA ORIENTA PT A NÃO TREPIDAR COM ARENGA GOLPISTA CONTRA RENAN

REELEGER LULA DE NOVO É VONTADE DA MAIORIA, DIZ PESQUISA DO PSDB

SEM NADA CONTRA RENAN, GOLPISTAS APELAM PARA QUE ELE SE ENFORQUE

MÍDIA GOLPISTA MUDA DE ACUSAÇÃO CONTRA PRESIDENTE DO SENADO

VOTO DO RELATOR ENTERRA ESCROQUERIA DA MÍDIA GOLPISTA CONTRA RENAN

PARA LULA, ATO DE NÃO RENOVAR A LICENÇA DA RCTV FOI DEMOCRÁTICO

OEA APROVA PROJETO DA VENEZUELA PARA DEMOCRATIZAR MÍDIA

"TEMOS QUE APRENDER A RESPEITAR AS LEIS DE CADA PAÍS", DIZ LULA

RENAN MOSTRA PROVAS DA TORPE ESCROQUERIA DE VEJA E SUAS FONTES

RENAN REFUTA CALÚNIAS E CONCLUI DISCURSO SOB APLAUSO DO SENADO

MÁFIAS ELIMINADAS POR LULA SÃO OS RESTOLHOS DO DESGOVERNO DE FHC

EMENDA 3 É AGRESSÃO AO MAIS PRIMÁRIO DOS DIREITOS TRABALHISTAS

LULA DIZ QUE RESPEITO À LEI MAIOR O IMPEDE DE CANDIDATAR-SE EM 2010

RECONHECIMENTO DAS CENTRAIS AMPLIFICA A DEMOCRACIA NO PAÍS

MANTEGA QUER REDUÇÃO DO "COMPULSÓRIO" PARA ACELERAR QUEDA DO JURO

 

CENTRAIS CONVOCAM A MOBILIZAÇÃO GERAL EM APOIO AO VETO DE LULA À "LEI DA ESCRAVIDÃO"

 

2.500.000 LOTAM RUAS E PRAÇAS EM SP PARA APROFUNDAR MUDANÇAS

 

COMPRA DA TIM CRIA MONOPÓLIO ILEGAL DA TELEFÔNICA NO BRASIL

"VAMOS GARANTIR A PRIMAZIA DO TALENTO SOBRE AS FORTUNAS"

PSDB, PFL, MP-SP, CPI E MÍDIA GOLPISTA ACOBERTARAM BINGOS

JURO NÃO CAI PORQUE MEIRELLES INSISTE EM TOMAR DE TODOS PARA DOAR AOS BANQUEIROS

INDEPENDÊNCIA ENERGÉTICA UNE AMÉRICA DO SUL

MEGA ENCOMENDA DE NAVIOS ATIVA MARINHA MERCANTE E ESTALEIROS

LULA: "OPOSIÇÃO QUER CRIAR CPI PARA ENTRAVAR A APROVAÇÃO DO PAC"

LULA DÁ TODO PODER À FAB PARA PÔR BIRUTAS DE AEROPORTO NA LINHA

LULA DIZ AOS EUA QUE RELAÇÃO BRASIL-IRÃ NÃO É DA ALÇADA DE BUSH

SENADO ISOLA BUSH E COMEÇA A VOTAR RETIRADA DO IRAQUE

 

 DIRETORES DO BC E FORÇAS OCULTAS DO MERCADO FLAGRADOS EM REUNIÃO SECRETA

 

TV PÚBLICA É DEMOCRACIA. MONOPÓLIOS DE MÍDIA SÃO SUA NEGAÇÃO

 

"VEJA" ABRE CRUZADA FASCISTA CONTRA REDE PÚBLICA DA TELEVISÃO

 

ANATEL ABRE A PORTEIRA PARA O CARTEL DAS TELES DOMINIAR A TV DO BRASIL

 

BUSH SAI DA AMÉRICA DO SUL MAIS ISOLADO DO QUE NA CHEGADA

 

BUSH NÃO QUER COMPRAR NOSSO ÁLCOOL, QUER AS NOSSAS USINAS

 

ÁLCOOL: EUA INVESTEM 2 BILHÕES DE DÓLARES PARA DESNACIONALIZAR A PRODUÇÃO DO BRASIL

 

SOLUÇO NA BOLSA DE NY E JURO INSENSATO DE MEIRELLES FAZEM CAIR BOLSA NO BRASIL

 

LULA CONVOCA TABARÉ A SE UNIR A HERMANOS E NÃO AO BIG BROTHER

 

LULA A MORALES: "ANTES DE SERMOS PRESIDENTES SOMOS COMPANHEIROS"

 

TURBA QUER COMBATER CRIMES LINCHANDO OS MONSTROS QUE CRIOU

 

LULA CONCLAMA O PT A MANTER O RUMO E "NÃO A ATIRAR NO PRÓPRIO PÉ"

 

PROMESSA DO COPOM DE MANTER JUROS ALTOS ACIRRA CRISE CAMBIAL

 

 LULA CORRIGE CONTAS DA PREVIDÊNCIA: "DÉFICIT" ERA SÓ TRUQUE CONTÁBIL

 

DRT EMBARGA OBRA NO BURACO DE SERRA

 

"CHAVEZ FOI ELEITO 3 VEZES DA FORMA MAIS DEMOCRÁTICA"

 

MEIRELLES TRAVA QUEDA DE JUROS PARA SABOTAR PLANO DE CRESCIMENTO

 

PAC: LULA ANUNCIA INVESTIMENTOS DE R$ 500 BILHÕES NO DESENVOLVIMENTO

 

OMISSÃO, GANÂNCIA E NEGLIGÊNCIA FIZERAM RUIR O TÚNEL DO METRÔ

 

SANHA PRIVATISTA GERA TRAGÉDIA NAS OBRAS DA LINHA 4 DO METRÔ-SP

 

LULA SUSPENDE A PRIVATIZAÇÃO DAS RODOVIAS FEDERAIS

 

EUA INTIMA FANTOCHES A VOTAR LEI DO ASSALTO AO PETRÓLEO IRAQUIANO

 

LINCHAMENTO DE SADDAM EXIBE MISÉRIA MORAL DE BUSH E SUA KLAN