PL-29 quer consolidar controle de oligopólio externo na TV paga

Teles estrangeiras NET (Telmex) e TVA (Telefônica da Espanha), juntamente com a SKY (Murdoch), dominam 88% do mercado da TV por assinatura

Recentemente, ao comentar as expectativas em torno do PL-29, o presidente da Net, José Antonio Felix, sem motivo aparente, fez questão de afirmar que “há um acordo entre a Globo e a Telmex que prevê que, assim que ocorra a mudança da lei, a Globo venderá 2% das suas ações para a Telmex, deixando esta com o controle acionário da Net. Essa opção já está assinada e acordada entre os acionistas”.

Pelo que se sabe, a Globo não está tão mal das pernas e que os herdeiros de Roberto Marinho não andam rondando o Pinel para entregar de mão beijada a maior operadora de TV a cabo do Brasil, que controla 48% do mercado e fatura cerca de R$ 4 bilhões por ano, para o seu sócio mandar no negócio. Então, que motivos teria a Globo para abrir mão do controle da Net? Seria porque os Marinho, desapegados que são do poder e do dinheiro, chegaram a conclusão que o seu “sócio”, Carlos Slim, dono da Telmex, que é dona da Embratel, é mais competente para administrar os negócios? Parece-nos que não.

O razão é muito simples: a Globo não é a verdadeira dona da Net, assim como o grupo Abril não é o controlador da TVA. A dona da Net é a Telmex e a proprietária da TVA é a Telefônica de Espanha.

LEI DO CABO

Ocorre que no Brasil existe uma lei, a de nº 9877/05, denominada Lei do Cabo, que proíbe grupos de outros países deterem mais de 49% do capital votante (ações ordinárias) das empresas de TV a cabo. Os contratos de concessão para a exploração da telefonia fixa também colocam restrições para as teles operarem a distribuição deste segmento de TV em sua área de atuação. Porém, as operadoras estrangeiras de telefonia passaram a utilizar práticas nada contemporâneas (os famosos “laranjas”) para burlar a lei brasileira e assim dominarem o setor de TV por assinatura no Brasil. Tudo isso é feito através de composições e cruzamentos acionários que tentam esconder o controlador de fato das empresas.

É o que demonstra a composição acionária da Net. Esta operadora é controlada por uma empresa chamada “GB”, que detém 51% das ações ordinárias (ON), que dão direito a voto. O restante do capital votante é distribuído entre a Telmex (que possui 38,01% em nome da Embratel), Globo (10,34% através dela e sua subsidiária Distel), restando menos de 1% que está pulverizado. Acontece que a mesma Telmex possui 49% das ações ordinárias (ON) e 100% das ações preferenciais da “GB”, enquanto a Globo desfruta de 51% das ações ON desta empresa. (V. gráfico 1)

TELMEX

Se somarmos a participação que a Telmex tem na Net através da GB (24,99%) com o que possui diretamente, veremos que ela é dona de 62,49% da Net. A maior parte destas informações consta no próprio site da Net, exceto as da composição da GB.

A transferência de 2% das ações da Globo para a Telmex, que o presidente da Net fez referência, apenas inverteria a composição das ações ordinárias das duas empresas na GB, mas não alteraria de fato o controlador, pois este controle já é exercido de fato pelo maior acionista, o senhor Slim (Telmex).

No caso da TVA, a situação é semelhante. A empresa é dividida em três setores de atuação, a TVA-MMDS (que opera via microondas), a TVA-SUL e a TVA-SP. Essa divisão foi necessária em virtude das diferentes legislações que regem a TV por assinatura, uma para o cabo (que proíbe estrangeiros), uma para o MMDS e satélite e uma para não afrontar os contratos de concessões das teles. (V. gráfico 2)

A TVA-SUL, que oferece sinal via cabo, está dividida entre a Navytree (49% das ações com direito a voto e 100% das ações preferenciais) e a Datalistas (51% das ações com direito a voto). A Telefónica, por sua vez, tem 100% do capital da Navytree e todas as ações preferenciais da Datalistas. No frigir dos ovos, o grupo espanhol possui 91,5% da TVA-SUL e o grupo Abril apenas 8,5%.

A composição acionária da TVA-SP é um pouco mais complicada, porque além da Lei do cabo, a Telefónica precisa burlar também as regras do seu contrato de concessão de telefonia fixa. Segundo o conselheiro da Anatel, Plínio Aguiar, a Telefônica é dona de 86,7% do capital total da operadora de TV a cabo paulista. Esse controle é distribuído através de duas empresas, a Navytree e a Lemontree.

Ao contrário do que ocorre nas TVAs a cabo do Sul e de São Paulo, a Anatel interpretou que “não existem restrições para o capital externo” controlar a transmissão via MMDS. Por isso, neste caso, podemos observar que a Telefônica se deu ao luxo de dispensar os préstimos da família Civita, e possui diretamente 100% do capital total da TVA-MMDS.

Mas, as saladas acionárias e os contratos de gaveta não foram suficientes para convencer os espanhóis de que os Civita não resolveriam lhes passar a perna. Por estes motivos, resolveram deixar mais do que claro nos contratos que a situação do grupo Abril na TVA é transitória. A Telefónica acrescentou um acordo de acionista que obriga o grupo Abril, a transferir (vender) de forma “irrevogável” e “irretratável” suas ações para ela, caso houvesse uma mudança na lei, como intenta o PL-29.

No caso da TV via satélite, vigora a mesma regra do MMDS. Não é por outro motivo, que o setor é monopolizado por uma única empresa, a Sky, propriedade de Rupert Murdoch e do grupo Cisneros. (V. gráfico 2)

Portanto, a alegação de que é preciso abrir o setor de TV por assinatura ao capital externo para promover a entrada de novos “players” (teles estrangeiras), com o objetivo de gerar concorrência e ampliar o número de assinaturas, não passa de encenação. Isso porque, além dos motivos citados acima, o setor está engessado justamente pela ação do oligopólio externo, que domina 88% do mercado de TV paga (V. gráfico 3). Desta forma, a única alteração substancial que pretende o PL-29 é a de legalizar os grupos que agem afrontando a lei do Brasil.

O interessante é que já é voz corrente o fato da Net ser propriedade da Telmex e o da TVA pertencer ao grupo Telefônica. Porém, há quem insista em negar a realidade.

ALESSANDRO RODRIGUES

Composição acionária da NET (capital votante)


Gráfico 1


Participação dos grupos estrangeiros na TV Paga


Gráfico
2

 


Gráfico
3

 


Primeira Página

 

Página 2

PL-29 quer consolidar controle de oligopólio externo na TV paga

Para empresários, elevação dos juros está no sentido contrário à política industrial

IBGE: obras públicas alavancam construção

Juiz Shintate multa Marta por dar entrevista

Expediente

Página 3

Casta rentista quer extorquir o povo e não pagar imposto

Câmara derruba destaques da oposição que tentavam impedir mais recursos para a saúde

Propina da Alstom: ex-genro de FH alega que não sabia e tucanos abafam apuração

Crueldade contra jovens será punida, diz governo e Exército

Lula: “precisamos fazer justiça com as famílias dos jovens mortos”

Tucanos que apóiam Kassab registram chapa contra os alckmistas

Lula e Marta defendem Aldo para candidato a vice em SP

Advogado afirma que Denise mentiu e deve explicações

Página 4

Assembléia do Paraná barra a privatização do acesso à água

CUT, CGTB, UNE e MST lançam manifesto em defesa do povo e do governo bolivianos

Manifestantes param BR 381 em Ipatinga contra política antieducacional de Aécio

Religiosos defendem água como fonte de vida e não de lucro para neoliberais

CGTB e ANS debatem soluções para os problemas causados pelos Planos de Saúde no país

Cartas

Página 5

 

Voltando ao Rio Grande, depois de quatro anos (2)

 

Página 6

Coréia comemora 8 anos da Declaração de 15 de Junho

Presidente da África do Sul acompanha preparativos das eleições no Zimbábue

Chávez discute projetos em parceria com Cuba

União Européia aprova lei que criminaliza imigrantes

Hamas e Fatah iniciam diálogo pela unidade nacional palestina

Peruanos se levantam contra extorsão de mineradora ianque

Evo sugere a Bush que chame de volta membros da USAID

Página 7

Cristina: Especulação externa não deve contaminar mercado argentino

Retenção preserva o poder de compra dos salários e estimula produção para consumo interno

Governo argentino homenageia as vítimas das bombas da oligarquia no golpe de 1955

Coréia do Sul: operários da construção civil fazem greve contra tratado de “livre comércio” com EUA

Ocupação norte-americana já expulsou 4,7 milhões de iraquianos de seus lares

Para Obama, a política de Roosevelt é alternativa ao desastre do governo Bush

Trabalhadores franceses vão às ruas contra o projeto de Sarkozy de aumentar jornada

 

Página 8

Brasil reúne as Américas em conferência contra o racismo

Senador cobra aprovação do Estatuto da Igualdade Racial

Índios do CIR fazem tour pela Europa em campanha pela reserva Raposa Serra do sol

Fórum propõe Conferência Nacional de Comunicação

Um balanço do Fórum de Mídia Livre

A regulamentação fundiária é prioridade na Amazônia, aponta Comissão Gestora do PAS

Leia

Lula diz para Queiroz não fraquejar e ir até o fim no caso Dantas

Presidente do STF solta duas vezes o ladrão que tentou subornar delegado

Prisão do amigo Dantas pela PF agita os arraiais do PSDB e Dem

Memorando da Alstom documenta partilha do suborno a PSDB de SP

Alta dos alimentos e petróleo é criada por bancos que perderam com imóveis nos EUA

Lero-lero inflacionário da oposição não afeta popularidade de Lula

Manchetes contra o PAC são conversa de pescador, afirma Lula

PSDB rifa Kassab a pedido de Serra

Nossa carga tributária é inferior à da Itália, Alemanha, Inglaterra, França, Holanda, etc...

Jornalistas rejeitam o PL-29 por entregar TV ao oligopólio externo

Câmara derrota 159 sovinas e aprova os 10 bilhões da Saúde

Serra abafa a CPI do Geralstom na Assembléia de SP

Mobilização pelas 40 horas chega ao Congresso Nacional

Abin e Incra alertam: a Amazônia está sob invasão estrangeira

Trabalhadores nas ruas: Está na hora de ‘dividir o bolo’!

Meirelles açula expectativa de inflação para o BC elevar juros

Oposição apressa o fim da CPI para livrar o rabo de Álvaro Dias

Fiasco de empresas aéreas pode obrigar Brasil a criar estatal

Meirelles abre guerra contra a proposta do governo para conter a escalada dos juros

‘Elevar superávit para segurar juros’ parou o Brasil em 2005-2006

Oposição desiste de responsabilizar Dilma por dossiê que Álvaro Dias plantou na Veja

Projeto pró-controle externo da TV paga vai à votação dia 7

1º de Maio reforça a unidade entre os trabalhadores e Lula

BC quer usar juro para bloquear investimento estatal e derrubar PAC

Quércia dá guinada a estibordo e fecha com Serra e Kassab

Descoberta do pré-sal pede uma Nova Lei do Petróleo, afirma Lobão

Ou o Brasil acaba com Meirelles ou o BC acaba com o Brasil

Lula: “quem acha bom subir agora os juros é louco”

Para Delfim, ameaça de elevar os juros é terrorismo do Copom

Prócer tucano plantou na ‘Veja’ dossiê sobre gasto sigiloso de FHC

FHC não explica compra de pênis de borracha com verbas sigilosas

BC quer elevar juros para ver se derruba popularidade de Lula

Veto federal a tarifas de escorcha derruba privatização da Cesp

S. Paulo unânime pede a suspensão do leilão da Cesp

Ações na Justiça pedem suspensão do leilão da Cesp

Berzoini quer Quércia como vice de Marta

Senado murcha a bola da oposição e volta a trabalhar

Bush veta lei que proíbe tortura de presos políticos

Privatização da CTEEP provoca apagão em SP

Lula desentoca o tatu: “oposição não aceita que pobre tenha vez”

Juiz que botou a mãe na zona lustra STF com sua sapiência

Juiz afronta o Direito e autoriza imprensa a difamar impunemente

Fidel: “Preparar Cuba para minha ausência é o meu maior dever”

Lula e trabalhadores unidos para manter Brasil no rumo certo

Dama do esgoto move processos para calar Nassif

Nova liminar susta a privatização da Cesp

Governo protocola a CPI e deixa oposição pendurada na tapioca

Brasil pagou em 2007 24,4 bi além da meta do superávit primário

Brasil tem recorde de remessa de lucros e investimento dos EUA

Lula tinha razões para comparar a reunião de ministros à Santa Ceia

Edgarzinho do bingo exuma censura para se vingar de Requião

Lula diz em Cuba que falta competência aos EUA para dar palpite sobre país dos outros

‘Corte só no superávit primário’, defendem as Centrais Sindicais

1 ano de impunidade!

Planejamento cogita excluir R$ 14 bilhões do superávit primário

Anatel dá de presente a 3G para monopólio da Telefónica e AT&T

Lula e Bachelet levam apoio a Evo e aprovam o corredor bioceânico

Projeto quer ampliar “conteúdo nacional” entregando TVs para os capitais externos

Banco do Sul: marco de novo salto para a libertação continental

Discurso de Renan arrasa impostura e convence plenário

Chávez aconselha a oposição a valorizar vitória e retornar ao leito da democracia

Mercadante agora quer cassar Renan e aprovar a CPMF com os votos da oposição

Procurador conclui que Azeredo roubou dinheiro do Estado

CCJ vota “Sí” ao ingresso da Venezuela no Mercosul

Serra diz que sua privatização não é igual a de FHC

Truculência da Anatel para desnacionalizar a mídia choca o setor

Triunfo da Petrobrás esconjura agouro dos criadores de apagão

“Não vai faltar nem gás nem energia”

Época copia Veja e frauda até foto do presidente Chávez

Anatel comete novo ilícito para fazer Abril laranja da Telefónica

Desenvolvimento e juro baixo dão vitória à Cristina

Anatel se amanceba com teles para matar concorrência na área de telefonia e mídia

Jefferson admite que acusações de Lyra a Renan são “frágeis”

Lula cobra que Senado mostre “seriedade” em relação à CPMF

Para Jintao, combate à desigualdade social é a “nova prioridade”

Tucanos abrem o jogo e dão largada para privatizar tudo em SP

NYT confirma em manchete: ‘Bush autorizou tortura’, como disse o HP em junho de 2004

CIA diz que vai banir o “water-boarding” para humanizar seu programa de tortura

Chinaglia faz média com a ‘Veja’ à custa da honra dos companheiros

Tucanos querem pôr na conta de Lula a ladroeira de Azeredo

Sai pela culatra golpe da mídia para jogar o Senado contra Chávez

Oposição quer o fim da CPMF para acabar com a saúde pública e programas sociais

Desacatar veredicto das urnas é negar a democracia, diz Lula

 Senado fulmina furor golpista e reafirma a sua independência 

Na falta das provas contra Renan, mídia alicia oposição para atropelar regimento

 Renan expõe as vísceras da “torpeza e da delinqüência” do grupo Abril

LULA CONVOCA O PT A CERRAR FILEIRAS “NADA QUE NOS ACONTEÇA PODE NOS ESMORECER”

SEGUNDO J. BARBOSA, REVERENCIAR AUTORIDADE É INDÍCIO "O BASTANTE" PARA CRIME DE MANDO

STF COZINHA MÍDIA E ACEITA JULGAR PETISTAS (MAS VAI ABSOLVÊ-LOS)

LAUDO CONCLUI QUE "GADO FOI VENDIDO A PREÇOS DE MERCADO E PATRIMÔNIO É COMPATÍVEL COM A RENDA"

LULA ESCLARECE A CRISE DOS EUA: "QUEM ACHA QUE A ECONOMIA É UM CASSINO PODE PERDER"

AUTONOMIA FAZ DAS AGÊNCIAS ARMA DE CARTEL PARA USURPAR PODER DE GOVERNOS

CIVITA RECEBE 1 BILHÃO PARA SE TORNAR LARANJA DA TELEFÓNICA NA TVA

MINORIA QUER TOMAR O SENADO NO GRITO

PARA A MÍDIA GOLPISTA, LULA CONTINUA EM ALTA PORQUE POVO BRASILEIRO É "POBRE E IGNORANTE"

"QUEM ACHA QUE VAI ME VENCER NA RUA PODE TIRAR SEU CAVALO DA CHUVA"

SERRA NÃO EXPLICA O METRÔ DESABADO E PONTIFICA SOBRE DESASTRE DO  AIRBUS

LULA TENTA APAZIGUAR GOLPISTAS NOMEANDO JOBIM PARA DEFESA

MÍDIA GOLPISTA ESCONDE LAUDO DO IPT SOBRE O ATRITO DA PISTA

"GLOBO" MANIPULA A TRAGÉDIA EM SP PARA INSUFLAR "CRISE AÉREA" E JOGAR CULPA EM LULA

MAIA PAGA O APOIO DE LULA AO PAN FORJANDO VAIA PARA CONSEGUIR DOIS MINUTOS DE FAMA

INVESTIMENTO PÚBLICO CRESCE 33% EM 2007

"NÃO VI NENHUM DELITO QUE POSSA SER IMPUTADO A SILAS RONDEAU", DIZ TARSO GENRO

COM CHÁVEZ, O BRASIL CRESCEU EXPORTAÇÕES À VENEZUELA EM 562%

SUPREMA CORTE TRAZ SEGREGAÇÃO DE VOLTA ÀS ESCOLAS DOS EUA

LULA ORIENTA PT A NÃO TREPIDAR COM ARENGA GOLPISTA CONTRA RENAN

REELEGER LULA DE NOVO É VONTADE DA MAIORIA, DIZ PESQUISA DO PSDB

SEM NADA CONTRA RENAN, GOLPISTAS APELAM PARA QUE ELE SE ENFORQUE

MÍDIA GOLPISTA MUDA DE ACUSAÇÃO CONTRA PRESIDENTE DO SENADO

VOTO DO RELATOR ENTERRA ESCROQUERIA DA MÍDIA GOLPISTA CONTRA RENAN

PARA LULA, ATO DE NÃO RENOVAR A LICENÇA DA RCTV FOI DEMOCRÁTICO

OEA APROVA PROJETO DA VENEZUELA PARA DEMOCRATIZAR MÍDIA

"TEMOS QUE APRENDER A RESPEITAR AS LEIS DE CADA PAÍS", DIZ LULA

RENAN MOSTRA PROVAS DA TORPE ESCROQUERIA DE VEJA E SUAS FONTES

RENAN REFUTA CALÚNIAS E CONCLUI DISCURSO SOB APLAUSO DO SENADO

MÁFIAS ELIMINADAS POR LULA SÃO OS RESTOLHOS DO DESGOVERNO DE FHC

EMENDA 3 É AGRESSÃO AO MAIS PRIMÁRIO DOS DIREITOS TRABALHISTAS

LULA DIZ QUE RESPEITO À LEI MAIOR O IMPEDE DE CANDIDATAR-SE EM 2010

RECONHECIMENTO DAS CENTRAIS AMPLIFICA A DEMOCRACIA NO PAÍS

MANTEGA QUER REDUÇÃO DO "COMPULSÓRIO" PARA ACELERAR QUEDA DO JURO

 

CENTRAIS CONVOCAM A MOBILIZAÇÃO GERAL EM APOIO AO VETO DE LULA À "LEI DA ESCRAVIDÃO"

 

2.500.000 LOTAM RUAS E PRAÇAS EM SP PARA APROFUNDAR MUDANÇAS

 

COMPRA DA TIM CRIA MONOPÓLIO ILEGAL DA TELEFÔNICA NO BRASIL

"VAMOS GARANTIR A PRIMAZIA DO TALENTO SOBRE AS FORTUNAS"

PSDB, PFL, MP-SP, CPI E MÍDIA GOLPISTA ACOBERTARAM BINGOS

JURO NÃO CAI PORQUE MEIRELLES INSISTE EM TOMAR DE TODOS PARA DOAR AOS BANQUEIROS

INDEPENDÊNCIA ENERGÉTICA UNE AMÉRICA DO SUL

MEGA ENCOMENDA DE NAVIOS ATIVA MARINHA MERCANTE E ESTALEIROS

LULA: "OPOSIÇÃO QUER CRIAR CPI PARA ENTRAVAR A APROVAÇÃO DO PAC"

LULA DÁ TODO PODER À FAB PARA PÔR BIRUTAS DE AEROPORTO NA LINHA

LULA DIZ AOS EUA QUE RELAÇÃO BRASIL-IRÃ NÃO É DA ALÇADA DE BUSH

SENADO ISOLA BUSH E COMEÇA A VOTAR RETIRADA DO IRAQUE

 

 DIRETORES DO BC E FORÇAS OCULTAS DO MERCADO FLAGRADOS EM REUNIÃO SECRETA

 

TV PÚBLICA É DEMOCRACIA. MONOPÓLIOS DE MÍDIA SÃO SUA NEGAÇÃO

 

"VEJA" ABRE CRUZADA FASCISTA CONTRA REDE PÚBLICA DA TELEVISÃO

 

ANATEL ABRE A PORTEIRA PARA O CARTEL DAS TELES DOMINIAR A TV DO BRASIL

 

BUSH SAI DA AMÉRICA DO SUL MAIS ISOLADO DO QUE NA CHEGADA

 

BUSH NÃO QUER COMPRAR NOSSO ÁLCOOL, QUER AS NOSSAS USINAS

 

ÁLCOOL: EUA INVESTEM 2 BILHÕES DE DÓLARES PARA DESNACIONALIZAR A PRODUÇÃO DO BRASIL

 

SOLUÇO NA BOLSA DE NY E JURO INSENSATO DE MEIRELLES FAZEM CAIR BOLSA NO BRASIL

 

LULA CONVOCA TABARÉ A SE UNIR A HERMANOS E NÃO AO BIG BROTHER

 

LULA A MORALES: "ANTES DE SERMOS PRESIDENTES SOMOS COMPANHEIROS"

 

TURBA QUER COMBATER CRIMES LINCHANDO OS MONSTROS QUE CRIOU

 

LULA CONCLAMA O PT A MANTER O RUMO E "NÃO A ATIRAR NO PRÓPRIO PÉ"

 

PROMESSA DO COPOM DE MANTER JUROS ALTOS ACIRRA CRISE CAMBIAL

 

 LULA CORRIGE CONTAS DA PREVIDÊNCIA: "DÉFICIT" ERA SÓ TRUQUE CONTÁBIL

 

DRT EMBARGA OBRA NO BURACO DE SERRA

 

"CHAVEZ FOI ELEITO 3 VEZES DA FORMA MAIS DEMOCRÁTICA"

 

MEIRELLES TRAVA QUEDA DE JUROS PARA SABOTAR PLANO DE CRESCIMENTO

 

PAC: LULA ANUNCIA INVESTIMENTOS DE R$ 500 BILHÕES NO DESENVOLVIMENTO

 

OMISSÃO, GANÂNCIA E NEGLIGÊNCIA FIZERAM RUIR O TÚNEL DO METRÔ

 

SANHA PRIVATISTA GERA TRAGÉDIA NAS OBRAS DA LINHA 4 DO METRÔ-SP

 

LULA SUSPENDE A PRIVATIZAÇÃO DAS RODOVIAS FEDERAIS

 

EUA INTIMA FANTOCHES A VOTAR LEI DO ASSALTO AO PETRÓLEO IRAQUIANO

 

LINCHAMENTO DE SADDAM EXIBE MISÉRIA MORAL DE BUSH E SUA KLAN