Empresa de Verônicas Serra e Dantas violou sigilos em 2001

A “Decidir.com” abriu os dados de 60 milhões de brasileiros durante 20 dias 

Quando acusou Dilma, sem nenhuma
prova, de quebrar o
sigilo de sua filha, Serra sabia perfeitamente que aquela que descreveu como uma esforçada heroína do trabalho, sustentando a prole a duras penas, era culpada pela maior quebra de sigilo que já houve no país.

A matéria “Sinais trocados”, de Leandro Fortes, na Carta Capital desta semana, lança luz sobre esse submundo. Verônica Serra era sócia de Verônica Dantas, irmã e biombo de Daniel Dantas, numa empresa de nome “Decidir.com”, registrada em Miami (cf. HP, 24/09/2002). Fortes relata que:

“[Em janeiro de 2001], por cerca de 20 dias, os dados de quase 60 milhões de correntistas brasileiros haviam ficado expostos à visitação pública na internet. (…) graças ao passe livre da Decidir.com, era possível a qualquer um acessar não só os dados bancários de todos os brasileiros com conta corrente ativa, mas também o Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF), a chamada ‘lista negra’ do BC” (grifo nosso).

Como a “Decidir.com” obteve esse “passe livre”?

“... a empresa das duas Verônicas conseguiu acesso aos dados (…) a partir de um convênio com o Banco do Brasil, sob a presidência do tucano Paolo Zaghen”.

AUTORIDADE

Qual a autoridade dos sócios da “Decidir.com” para obterem, através do BB, um cadastro sigiloso do Banco Central que não é fornecido nem à Serasa - que verifica a inadimplência e outras informações a partir de dados fornecidos por cada banco?

Mas o crime era claro e de dimensões colossais: “o uso do CCF do Banco Central é disciplinado pela Resolução 1.682 do Conselho Monetário Nacional, que proíbe divulgação de dados a terceiros. A divulgação das informações também é caracterizada como quebra de sigilo bancário pela Lei nÚ 4.595”.

O escândalo estourou em janeiro de 2001, quando a “Folha de S. Paulo”, jornal de que Serra foi editorialista, omitiu os nomes de Verônica S. e Verônica D., facilmente legíveis no site da “Decidir.com”, e, com base nessa quebra de sigilo, acusou deputados de passar cheques sem fundos (cf. FSP 30/01/2001 e FSP 31/01/2001 – matérias assinadas por Wladimir Gramacho).

A “Decidir.com” tinha como principal “investidor” nos EUA (segundo Verônica S.) um fundo do Citibank, o CVC (Citibank Venture Capital), pai do notório CVC Opportunity, este com sede nas Cayman, operado oficialmente pelo biombo de Dantas e sócia de Verônica S. - a senhora Verônica D.

Naturalmente, a “Decidir.com” só poderia ser viável no Brasil, no ultra-lucrativo ramo de “checagem de crédito, verificação de identidade e processamento de pagamentos”, se tirasse do caminho a empresa que faz esse serviço no país, a Serasa. Para o Citibank, Dantas e Serra, um grande negócio.

Mas a Serasa, em 2001, pertencia aos bancos brasileiros, alguns com voz de mando na “Folha”. Assim, as matérias da “Folha”, além de esconder Serra e Dantas, foram sob medida para enfurecer parlamentares – e alguns tucanos, inclusive Fernando Henrique e dois de seus ministros, Pedro Parente e Aloysio Nunes Ferreira, que tiveram o sigilo quebrado pela “Folha” através do site da “Decidir.com”.

Isso mandou para o espaço a “Decidir.com”, que fechou no Brasil poucos meses depois da reação dos deputados – com processos e um pedido de explicações do presidente da Câmara, Michel Temer, ao presidente do BC, Armínio Fraga. A “Folha”, então, decretou o abafamento completo – há nove anos ela não publica uma linha sobre o assunto. Agora, que a extensão do escândalo apareceu, ignorou a matéria de Leandro Fortes, preferindo os escândalos pré-fabricados de Serra, que, mesmo pré-fabricados, são microscópicos perto deste escândalo real.

Dantas e Serra (pode ser, é até provável, que a ideia tenha sido do primeiro, com a colaboração do segundo), tudo indica, armaram uma operação com o Citibank, usando o Banco do Brasil e o Banco Central, para substituir a Serasa, que pertencia aos bancos internos. Sem isso, o negócio da “Decidir.com” não teria sentido algum.

Que autoridade tinha Verônica Serra para uma operação desse porte, envolvendo o Banco do Brasil – e um cadastro sigiloso do Banco Central? A de ser filha de quem é – como, aliás, em todos os seus intrincados negócios.

Por pouco não temos um “serasa” nas mãos de Dantas e de Serra. Mas, depois disso, o sistema financeiro externo preferiu comprar a Serasa – adquirida em 2007 pelo grupo Experian.

Apesar do crime, e do pedido da própria Câmara, ninguém tomou providência alguma. Nem o BC - que teve um cadastro sigiloso roubado, mas que era chefiado pelo tucano Armínio Fraga; nem a PF - que tinha como diretor o tucano Agílio Monteiro Filho; muito menos Fernando Henrique, que teve o sigilo quebrado. Não foi porque desconhecessem o crime – mas porque conheciam os criminosos. Mas o presidente do BB que forneceu o cadastro do BC à “Decidir.com” foi demitido abruptamente um mês e meio depois - por Fernando Henrique.

O outro negócio da “Decidir.com”, como noticiamos em 2002, era definido alegremente em seu site: “encontre em nossa base de licitações a oportunidade certa para se tornar um fornecedor do Estado”.

A filha de Serra, ministro da área em que, então, as licitações eram mais numerosas (Saúde) estava associada à irmã de Dantas para oferecer “oportunidades” em licitações a quem quisesse ser “fornecedor do Estado”. Serra hoje acusa familiares de autoridades por suposto lobby. Mas nenhum desses acusados chegou nem perto da desinibição de sua filha. Mas o que fazia ela ser tão desinibida no oferecimento de tais “oportunidades” no Brasil?

Leandro Fortes lembra que, aqui, “a Decidir.com foi basicamente financiada pelo Banco Opportunity [i.é, por Daniel Dantas] com um capital de 5 milhões de dólares. Em seguida, transferiu-se, com o nome de Decidir International Limited, para o escritório do Ctco Building, em Road Town, Ilha de Tortola, nas Ilhas Virgens Britânicas, famoso paraíso fiscal no Caribe. De lá, a Decidir.com internalizou 10 milhões de reais em ações da empresa no Brasil, que funcionava no escritório da própria Verônica S”.

VIDRO

O que fica claro na matéria de Fortes é que Serra acusa os outros conscientemente daquilo que ele próprio faz também conscientemente. Não se trata de uma projeção, como algumas pessoas bondosas já aventaram. Para ele, a política é uma cafua subterrânea e trevosa onde somente se pode vencer pelo golpe – o que não deixa de ser uma confissão involuntária da própria mediocridade.

Ciente de que tinha esse descomunal telhado de vidro, Serra atirou pedras em telhados que não são de vidro. Se achou que assim não notariam o seu, ou se estava julgando os outros pela única medida que conhece - por si mesmo – não é importante, por serem os dois verdadeiros. Mas é algo que, quando não destrói os outros, torna-se autodestrutivo. Basta ver a campanha atual – sem nenhum desdouro para os méritos de Dilma.

CARLOS LOPES
 


 

Primeira Página

 

Página 2

Mercadante: PSDB não investiu verbas aprovadas pelo Senado

Perillo reclama da decisão do povo “de varrer do mapa oposição ao governo Lula”

Para Lula, “SP não pode ficar nas mãos dos que venderam o patrimônio público”

Lindberg deixa Maia para trás

Richa perde 11 pontos em Curitiba e Osmar ganha 8

Pesquisa aponta vitória de Lessa no segundo turno

“Alca teria consolidado a região como quintal dos EUA”, diz Amorim

Expediente

 

Página 3

Empresa de Verônicas Serra e Dantas violou sigilos em 2001

Para governador de Minas, Serra é fenômeno de queda no país inteiro

Já conhecemos os Bornhausen e não adianta eles se disfarçarem de cordeiros, afirmou Lula em S. Catarina

Até “Folha” apontou que Serra perdeu voto no debate

Via Net e empresário desmentem “Veja”

Transformar favelas em bairros, propõe Dilma

 

 

 

 

 

Página 4

Ana Júlia condena insulto de candidato tucano a diaristas

Roriz é o criador; Arruda e Durval são as criaturas

PPL-PE organiza encontro com candidatos da Frente Popular

Tarso Genro propõe benefícios e prioridade à agricultura familiar

Insegurança em São Paulo: sem escolta, criminosos conseguem fugir enquanto eram transferidos de presídio

CARTAS 

 

Página 5

Metalúrgicos param montadoras e preparam greve por 9% de reajuste

Trabalhadores da GM conquistam 9% e abono

Petroleiros ampliam mobilizações pelo fim das terceirizações e aumento salarial

Aposentados defendem valorização do mínimo e fim do fator previdenciário

Botafogo e Cruzeiro de olho na liderança do brasileirão

Equipe brasileira de natação leva 16 ouros na etapa do Rio

 

Página 6

Espanha: centrais convocam greve geral contra o arrocho

Zapatero apresenta ao FMI medidas de aperto para salvar os bancos

Mineradora impede sindicalistas de levar solidariedade aos trabalhadores chilenos

Dilma vence no primeiro turno, apontam pesquisas

AM: segundo o Ibope, Virgílio perderia eleição para o Senado

Manifesto das Centrais condena os ataques à aposentadoria

Jornalista que denunciou conluio de Dantas dentro da CVM é condenado

 

Página 7

EUA debate se seu desastre é em “W”, em “L” ou depressão

‘Democracia’ de Bush no Iraque mantém 30 mil presos sob tortura

Associação dos Juristas Coreanos exige que “EUA acabe a intervenção e retire suas tropas do Sul”

Afeganistão: Banco dos Karzai vai à falência e polícia dos fantoches espanca correntistas

Fidel: “Jeffrey Goldenberg interpretrou exatamente o contrário do que respondi”

Cuba anuncia realocação de 500 mil trabalhadores para setor não estatal

Hewlett-Packard é investigada por suborno de US$ 11 milhões

 

 

Página 8

Mark Twain contra a barbárie: a agressão dos EUA às Filipinas

 

ÚLTIMAS EDIÇÕES

Ibope entrega os pontos e diz que Dilma tem quase o dobro de Serra
Dilma tem 55,3% dos votos válidos e Serra 33,7%, apura Sensus
“O que tucanos fazem com pedágios em SP é um roubo”, diz Lula
Dilma abre 16 pontos e leva no 1º turno, diz pesquisa Vox Populi
Defesa do interesse nacional é a chave do sucesso de Lula, afirma Mercadante
Lula louva calma de Dilma em resposta às grosserias de Bonner
Sensus registra que vantagem de Dilma sobe para 10 pontos
TRE veta Roriz por ficha suja e Serra fica na mão no DF
SP perdeu o controle do sistema prisional, apontou Mercadante
Campanhas do PSDB e Dem tiram nome de Serra em 12 Estados
Pesquisa Vox Populi desengana oposição: Dilma 41%, Serra 33%
Aécio diz que Lula é o maior fenômeno da história nacional
Lula vai ao comício de Dilma e avisa que vagabundo nenhum vai calar a sua boca
Mídia pró-Serra quer proibir Lula de pronunciar o nome de Dilma
Serra diz que vai duplicar o Bolsa Família do jeito que “criou” o FAT
Serra sai do sério e diz que seu plano é dobrar Bolsa Família
Ibope não aguenta ficar mais de nove dias sem roubar de Dilma em pesquisa
Serra seleciona o genro de Cacciola para ocupar vaga de Arruda na vice
Encontros reforçam Dilma e apresentam candidatos de Lula a governos estaduais
Ibope descola da “Folha” e admite que Dilma passou à frente de Serra

Para sindicato do ABC, importação de autopeça está extinguindo setor

Mídia serrista maldiz Lula por melhorar o salário do aposentado

Convenções nacionais reforçam a vantagem de Dilma sobre Serra

Sanção injusta ao Irã é lenha na fogueira da proliferação atômica
"A Petrobrás só não foi privatizada pelos tucanos porque nós resistimos”, diz Dilma
Conferência aprova a agenda nacional para consolidar a era Lula
 
30% dos que apoiam Serra acham que ele é o candidato de Lula
Cortar benefício de aposentados com o país crescendo é pura sacanagem
Enciumado com Lula, EUA ignora acordo e pede sanções ao Irã
Pesquisas de maio mostram que Folha fraudou resultados
“Serra agora sabe tudo que não sabia quando estava no governo”, diz Lula
FED e UE preparam curra contra Itália, Portugal e Espanha
Lula decide reativar Telebrás para levar banda larga a todos
British e Halliburton provocam catástrofe ecológica nos EUA
Petrobrás faz nova descoberta de óleo ultrafino no pré-sal
“Atrasar Belo Monte é coisa de quem faz figa para que volte o apagão”, diz Lula
Portugal diz ao MinC que não pode obrigar autor a renegar direito
Folha perpetra outra fraude em pesquisa para empurrar Serra
Para PSDB, pesquisa em que Dilma cresce tem de ser proibida
Marciano quer que Oi passe a gerir rede de fibra ótica do governo
Dilma dá partida na campanha pedindo bênção a Tancredo
Vox Populi desvenda a fraude da Folha: Dilma é que subiu 4 pontos
Lula destaca a integridade de Dilma e Serra diz que sabe tudo de teatro
“Folha” faz campanha antecipada estufando Serra 10 pontos no Sul
“Quem faz campanha antecipada são só os tablóides de sempre”
Serra declara que não dialoga com professor porque ‘greve é de 1%
Rio enterra nas ruas a tramoia de deputados para assaltar royalties
Pesquisas indicam que Dilma começou a ultrapassar Serra

EUA faz cena para o Brasil fugir do dever de administrar-lhe as sanções da OMC

O pré-sal é nosso! Leilão é privatização!
Lula adverte Hillary a não tratar o Irã como Bush tratou o Iraque
Para Ciro, a queda de Serra diminui o risco de retrocesso
Casta que controla Conselho quer ONU esvaziada, diz Lula

“Continuar o projeto de Lula é a razão da minha candidatura”

Arruda e mais cinco da quadrilha passam o carnaval na cadeia
Congresso dá apoio a Lula para prosseguir as obras da Petrobrás
Teles recuam e dizem que plano para ativar a Telebrás ‘é bacana’
Americanos dizem que iam vender as crianças haitianas  a famílias piedosas
Pesquisa “Sensus” dá empate técnico entre Dilma e Serra
Plano propõe reativar Telebrás para superar crise da banda larga
Acordo com ONU veta interferência dos EUA na segurança do Haiti

Máfia de Arruda não tem isenção para julgar o seu chefe, conclui TJ

EUA invadem o Haiti e dificultam chegada a ajuda humanitária

Brasil lidera ação de solidariedade ao povo haitiano

Máfia do panetone protela julgamento com assalto à CPI
Papai Noel do STJ suspende ações contra Daniel Dantas

Serra pediu à Globo para aliviar Arruda

Discurso de Obama no Nobel da Paz fala 42 vezes em guerra

Governador ladrão lança a cavalaria contra estudantes

Sedex com dinheiro para Arruda veio de fornecedor de Serra
Quem tem Yeda, não pode falar do Arruda, diz o Dem a tucanos

Arruda esclarece: a propina era para comprar panetone 

Invasão do Brasil pelo dólar virtual passa de 17 bilhões em outubro

Antilulismo de Serra leva sua candidatura a cair mais 8 pontos

Tucanos passaram a amigos fiscalização da obra do rodoanel

Desabamento do rodoanel é a cara do governo Serra

Atribuir apagão a “fator climático” é lero de tucano
EUA deflagra guerra cambial e Fazenda hesita em ir à luta
Investimento frio da Telefónica no Brasil agita a Bolsa de NY

Aécio põe namorada a nocaute com murro no meio da festa VIP

Democratas vetam a entrada de Serra em seu programa na TV

SPC apura sumiço de meio bilhão do fundo de pensão da Sabesp
Parasitismo de teles pôs na ordem do dia a volta da Telebrás
Telefónica ganha de Serra isenção fiscal para fraudar usuário
“PMDB pode assumir de público que tem a vice”, afirma Berzoini
Oposição sem voto quer mudar quorum para lei do pré-sal

Usuário perde as estribeiras com a ferrovia privatizada no Rio de Janeiro

Yes, we créu!

Golpista relaxa toque de recolher mas lota prisões em Honduras

Congresso pede o fim do estado de sítio em Honduras
ONU e OEA apoiam Lula: Zelaya deve voltar de imediato para a presidência

Zelaya volta e instala QG da legalidade na Embaixada do Brasil

Ipea acha cedo para considerar que a economia já se recuperou

Juro e BNDES mantêm o crescimento do PIB negativo no semestre

Telefónica deixa SP sem comunicação no meio do temporal

Lula convoca Brasil a deixar maus tempos da lei 9478 para trás

Mídia golpista tira a máscara e advoga o pré-sal para as múltis
Projeto para o pré-sal abre perspectiva para o retorno da lei 2004
Anatel libera Speedy sem que Telefónica conserte os defeitos
Trapaça para isentar teles de pagar multa abre crise na Anatel
Conselho remete as ações contra Sarney para o arquivo morto
Teles, Anatel e STJ se acertam para assaltar usuário com tarifa de DDD em ligação local
Anatel protela decisão sobre superintendente que as teles guiavam

Conselheiro denuncia lobby na Anatel para aliviar multa de teles

Sarney diz à oposição que está pronto para a paz ou para a guerra
Nova base dos EUA na Colômbia tem raio de ação para alcançar a metade do continente
Mídia inventa risco para facilitar múltis mamarem o pré-sal
Operários jogam pela janela privatizador de siderúrgica na China
Justiça bloqueia 27 fazendas de réu que Gilmar mandou soltar

Gato comeu 2 bi que AES e Duke estavam obrigadas a investir em energia até 2008

Montadora pré-falida arma com Yeda para tomar 1 bi do BNDES
Sarney anula os 663 atos secretos e exige devolução do que foi pago indevidamente
“Privatização que deu certo” cria milhões de usuários desplugados

Tropelias do BC e BNDES arruinaram PIB de 2009

OEA dá 72 horas a golpistas para que devolvam o poder a Zelaya

Dilma ultrapassa Serra no Nordeste, informam as pesquisas do Dem

BNDES desvia grana do crescimento para monopólios na UTI

Mídia golpista degola seus cupinchas para atear fogo no Senado

320 parlamentares lançam a Frente em Defesa da Petrobrás

“O pré-sal é nosso!”, entidades convocam ato dia 19 na Paulista

Sem priorizar mercado interno e as empresas nacionais não há meio de esconjurar a crise

Múltis intensificam lobby para assumir controle do pré-sal 

BC pôs Brasil na rota do tsunami elevando o juro relativo para atrair capital externo

GM já era

CPI da Petrobrás deve deixar tucanos fora da presidência e relatoria

Tucanos prosseguem com CPI sabotagem do governo FH contra Petrobrás, diz Aepet

O que o Brasil quer é saber como tucanos afundaram a maior plataforma do mundo

Múltis adquirem 30 calabares no Senado para zoar Petrobrás

União jogaria dinheiro fora se deixasse múlti faturar com o pré-sal

Para Gilmar Mendes, STF tem que se lixar para a voz do povo
Múltis querem mamar petróleo que Petrobrás descobriu no “pré-sal”

“Para quem no começo falava menas laranja é chique demais”

Bank of America e Citibank estão de pires na mão

PF indicia Dantas em cinco artigos do Código Penal

‘V. Exa. não está falando com os seus capangas do Mato Grosso’

Lula reduz o superávit primário e libera mais R$ 38 bi para investir

“País deve se basear na força do mercado interno”, afirma Lula

Empresas nacionais repelem portaria que estimula importação de máquinas usadas

BC usa “previsões” para frear queda da taxa básica de juros

Revolta contra os cupins financeiros conflagra Londres

Centrais querem mais emprego e menos juro para impedir tsunami de invadir nossa praia

Remessas ao exterior mantêm a escalada e vão a US$ 2,6 bilhões

Bancos propõem corte na renda da caderneta de poupança em prol do achaque ao Erário

Múltis drenam do país US$ 3,266 bilhões só em dez dias de março

Vale demite, reduz salários e distribui R$ 5 bi a acionistas

Sob pressão, BC recua juro outro pontinho e meio

Aumento do IDE agrava sangria de recursos do Brasil para fora

Desnacionalização e gestão temerária sufocam a Embraer

Solução para a Embraer é voltar a ser do Estado

Febraban diz que reduz spread se a União pagar conta de inadimplentes

“Decisão do governo é não emprestar a quem desemprega”, diz Lula

Lula: “Eles cultivam o ódio dos de cima contra os de baixo” 

BC assalta 80 bi das reservas para ajudar bancos em Wall Street

Juros e pilantragem de múltis fazem produção industrial encolher 19%

Repatriamento de capital por múltis ameaça as contas externas do Brasil

Juro alto do BC é o fundamento do spread aloprado

Conselheiros do CDES pedem a antecipação da reunião do Copom

Meirelles recua debaixo de vara e reduz os juros em um pontinho

Centrais fecham com Lula ofensiva contra os juros, demissões e redução dos salários

Fiesp abre guerra contra os salários dos trabalhadores

BB paga R$ 4 bilhões para Votorantim ficar com o controle do BV

Juros e alarmismo midiático freiam a produção industrial

 Israel testa Obama com chacina contra palestinos em Gaza

Para Lula, juros têm que cair no começo de 2009

Para nababos da Vale, povo duro é a melhor receita contra a crise

“Toma o beijo da despedida, seu cachorro!”

Meirelles afronta o Brasil e não reduz taxa de juros para jogar país na crise

Alencar mantém BC sob pressão: “esses juros são anomalia”

Lula a Meirelles: “juro está além daquilo que o bom senso indica”

Montadoras almoçam os R$ 8 bi do crédito e mantêm ameaça de demitir trabalhadores

Meirelles diz que não aceita baixar juro para priorizar crescimento

Juro alto dissipa 29% da renda disponível no país, afirma Ipea

Procurador avalia que há provas para Daniel Dantas pegar um ano a mais que Al Capone

“Gasto público que precisa ser cortado é o juro”, diz Ipea

Meirelles quer que Brasil traia o compromisso com G-20 sobre redução do juro

China põe R$ 1 trilhão na infra-estrutura para crescer 9% em 2009

EUA responde à crise votando em massa na mudança

Fusão de Unibanco com Itaú torna mais anti-social sistema financeiro privado

Banqueiros põem o compulsório no bolso e dão uma banana ao crédito

Greve da Polícia Civil cresce e responde a Serra nas ruas de SP

Eleições em S. Paulo opõem integridade de Marta à dissimulação indecorosa de Kassab

Governador trai promessa e dá ordem para PM atacar policiais

Marta sobe porque é Lula. Kassab cai porque é oposição

Retratação de Gabeira reafirma preconceito contra “suburbanos”

Inauguração da P-51 é resposta do Brasil à crise

Eleições dão vitória aos aliados de Lula em todas as regiões

Lula pede a S. Paulo que vote em Marta: “temos as mesmas idéias e projetos”

Veto popular assusta republicanos e trava bailout de US$ 700 bi a especulador falido

Economia na mão de especuladores levou EUA à crise, diz Lula

Para Serra, Kassab é leal. Alckmin, não

Lula mobiliza PF para fechar nossa fronteira a terroristas da Bolívia

Kassab usa Ama para passar verba pública aos grupos privados

Com inflação em queda, BC eleva juro para afundar o Brasil em 2009

Comando do Exército desmente Jobim: “a maleta da Abin não serve para escutas”

Maleta não faz grampo, apenas a varredura, diz técnico da Abin

Quadrilha pró-Dantas acusa Abin de gravar seu truta no Supremo

Trabalhadores se unem e dão apoio unânime à Marta

China desbanca EUA da liderança olímpica

Tucanos vão ao STF para derrubar o piso salarial de professor

Magistrados armam barraco no Supremo

Lula convoca UNE a deflagrar campanha do ‘Pré-sal é Nosso!’

Kassab responsabiliza Alckmin por atrofia do Metrô-SP e vice-versa

BC faz do Brasil último peru com farofa em mesa de especulador, diz Delfim Netto

Alckmin tira o corpo fora e põe na conta de Serra o desastre da Linha 4 do Metrô

BC manipula previsão de crescimento para forçá-lo a despencar