Operários de Jirau param por reajuste e vale-alimentação 

Cerca de 20 mil operários da construção da Usina Hidrelétrica de Jirau, em Porto Velho (RO) entraram em greve nesta segunda-feira. O movimento marca o início da campanha salarial 2012 e reivindica 20% de reajuste salarial, vale-alimentação de R$ 510, pagamento de 100% de todas as horas extras e melhores condições de trabalho no canteiro de obra.

Os trabalhadores são funcionários da Enesa Engenharia, contratada pelo Consórcio Energia Sustentável do Brasil (ESBR), controlado pela multinacional francesa Suez.

“A estrutura do alojamento não dá conta da quantidade de operários. Falta desde banheiro até área de lazer, algo muito grave se levarmos em conta que os trabalhadores estão em uma área remota dentro da floresta amazônica”, declarou o presidente da Confederação dos Trabalhadores na Indústria da Construção e Madeira (Conticom), Cláudio Gomes.

Em maio do ano passado, as péssimas condições em Jirau e na construção da hidrelétrica de Santo Antônio, também em Rondônia, culminaram em conflitos e em uma greve histórica que durou 28 dias.

Após a pressão das centrais sindicais e rodadas de negociação com o governo, no último dia 1º, trabalhadores, governo e empresários assinaram o Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Indústria da Construção. O documento facultativo estabelece padrões mínimos para questões como salário, moradia, segurança e saúde no trabalho, jornada, higiene e alimentação.


Capa
Página 2
Página 3

Juro no BB pode cair para até 2% ao mês e taxas na CEF a 4%

Procuradoria-geral da República recorre ao STF para que crimes de Dantas não fiquem impunes

Lula sai do hospital e em breve retoma vida normal  

O primo mais esperto de José Serra (IV)

Deputado já tem 136 apoios para criar a CPI das ligações entre contraventor e políticos   

Emenda que institui monopólio dos grandes partidos começa a ser apreciada pelos senadores

Eduardo Braga deve ser novo líder

Página 4 Página 5 Página 6

   Produção industrial da argentina cresceu 6,5%

  
   
Congresso egípcio pede saida do embaixador israelense do país

 

  

Página 7

   EUA: sistema arcaico de registro pode anular milhões de votos em novembro

   Grampeadores a serviço de Murdoch voltam para cadeia

Página 8