EUA: sistema arcaico de registro pode anular milhões de votos em novembro

Milhões de eleitores estadunidenses podem ter seu voto anulado nas próximas eleições presidenciais devido ao sistema de registro de votos vigente no país ser completamente arcaico, asseguram os especialistas.

Perito em processos eleitorais, David Becker assinala que os números são verdadeiramente alarmantes e que “mais de dois milhões de votos foram perdidos em 2008 por um problema de registro”.

As últimas estatísticas apontam que as autoridades pretendiam liberar a participação no pleito de dois milhões de defuntos – gente morta que permanecia viva somente nos registros. A esta irregularidade se somam outros cerca de três milhões de eleitores inscritos mais de uma vez, devido à falta de investimento na modernização do sistema.

Becker sustenta que o sistema de registro está coberto de falhas, já que é igual ao que se usava no século 19. “Encontramos cerca de 24 milhões de registros que já não valiam, em sua maioria porque esta gente havia se mudado. Encontramos 51 milhões de pessoas com direito a votar que não estavam na lista. Ou seja: um de cada quatro cidadãos legais dos EUA”, acrescentou o especialista.

Alertando para a importância de assegurar que todo cidadão exerça seu direito democrático, Lawrence Norden, do Centro Brennan para a Justiça, fez uma conclamação para que em caso de que seja detectado algum problema no 12 de novembro, data da nova eleição presidencial, sejam adotadas soluções que evitem a anulação do voto.
 


Capa
Página 2
Página 3

Juro no BB pode cair para até 2% ao mês e taxas na CEF a 4%

Procuradoria-geral da República recorre ao STF para que crimes de Dantas não fiquem impunes

Lula sai do hospital e em breve retoma vida normal  

O primo mais esperto de José Serra (IV)

Deputado já tem 136 apoios para criar a CPI das ligações entre contraventor e políticos   

Emenda que institui monopólio dos grandes partidos começa a ser apreciada pelos senadores

Eduardo Braga deve ser novo líder

Página 4 Página 5 Página 6

   Produção industrial da argentina cresceu 6,5%

  
   
Congresso egípcio pede saida do embaixador israelense do país

 

  

Página 7

   EUA: sistema arcaico de registro pode anular milhões de votos em novembro

   Grampeadores a serviço de Murdoch voltam para cadeia

Página 8