Escalada da Selic enfraquece atividade industrial no segundo semestre, diz Fiesp

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) avaliou os dados da atividade econômica do país no segundo trimestre do ano, divulgados pelo IBGE, como positivos, mas adverte que os indicadores da entidade mostram enfraquecimento da mesma no terceiro trimestre, especialmente, pelos efeitos das altas taxas de juros.

“Por exemplo, o INA (Indicador de Nível de Atividade) de julho divulgado pela FIESP teve retração de 1,6%. Além disso, no segundo semestre teremos o efeito negativo dos aumentos das taxas de juros que vêm sendo praticados pelo Bacen desde abril de 2013”, afirmou Paulo Skaf, presidente da Fiesp, em nota oficial.

Para Skaf, o resultado do segundo semestre também ficará bem aquém do observado na primeira metade deste ano. Para o ano, a previsão da Fiesp é de PIB geral crescendo a 2,5% e a indústria 2%.

“Ou seja, este será mais um ano em que o Brasil crescerá menos que a média mundial (3,1%) e muito menos que os países emergentes (5%). Se desejamos resultados diferentes, temos que fazer de forma diferente. O Brasil precisa de fato mudar sua política econômica para alcançar o crescimento econômico que o país deseja e merece”, afirmou.

Para o Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi), apesar do crescimento registrado (1,5%), o resultado é ainda tímido e sintomático de uma economia que caminha “a passos lentos e frágeis”.

“A economia brasileira continua caminhando a passos lentos (aumento de 2,6% no primeiro semestre) e frágeis, o que implicará um aumento do PIB em 2013 bem abaixo do que ela pode crescer”, diz o Iedi.
Um dos pilares dessa avaliação, diz o instituto, é a situação da indústria e nas suas bases de comparação.

“A indústria também se destaca no segundo trimestre deste ano, mas não de um modo tão favorável. Ela conseguiu sair do vermelho no segundo trimestre em comparação com o primeiro trimestre, com um crescimento do valor adicionado de 2,0%. Notar, contudo, que no acumulado do primeiro semestre de 2013 o aumento foi de somente 0,8% e que até o primeiro trimestre é registrada uma queda de 1,4%”, avalia.


Capa
Página 2
Página 3

Dilma foi espionada pelos EUA, revelam documentos

Leilão de Libra: um crime contra o desenvolvimento, a soberania nacional e as condições de trabalho (FUP)

FUP convoca ato contra o leilão de Libra no pré-sal

STF mantém injustiça e condenação de Dirceu

Cabral diz que não há definição sobre sua saída do governo

Donadon: Alves diz que vai pedir urgência ao Supremo

Globo: a defesa do apoio ao golpe e à ditadura

Fuga de Molina da embaixada brasileira foi um fato grave, reitera Dilma para Evo

Página 4 Página 5 Página 6

Mexicanos rechaçam a privatização da Pemex

   Central dos servidores gregos convoca greve nacional contra demissões para atender Troika

Greve nacional na Colômbia tem primeiras vitórias

Centrais marcam greve contra aumento do tempo de contribuição para aposentadoria

PIB da Espanha tem recuo pelo oitavo trimestre

Tribunal Constitucional de Portugal rejeita lei que facilita demissões em massa no país

Provocações EUA/Coreia do Sul sabotam esforços de paz

Página 7 Página 8

O baixo investimento e o massacre da indústria nacional de bens de capital